Como funciona e para que serve a espirometria ocupacional?

ESPIROMETRIA OCUPACIONAL – Os exames ocupacionais aos quais um trabalhador deve se submeter são mapeados pelo Médico do Trabalho e sinalizados no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O objetivo de tais exames é monitorar a saúde do trabalhador, de forma a identificar de maneira precoce qualquer agravo gerado pelo exercício da atividade de trabalho.

Dentre estes exames está a espirometria ocupacional. A espirometria ocupacional, por sua vez, é um exame de diagnóstico voltado à capacidade respiratória do trabalhador.

É um dos exames mais conhecidos e eficientes na detecção de males referentes ao sistema respiratório, e, por isso, deve ser imprescindivelmente realizado por profissionais expostos a riscos ocupacionais que podem prejudicar o sistema respiratório.

Como exemplo podemos citar os riscos químicos, como poeiras, fumos e gases. 

Como saber se preciso me submeter a uma espirometria ocupacional?

Toda empresa é obrigada a confeccionar e manter atualizado o seu PCMSO. Neste documento, estarão listados todos os exames ocupacionais aos quais um trabalhador deve se submeter, dada a natureza do seu trabalho e dos riscos ocupacionais a ele associados.

O médico fará então o mapeamento dos exames e indicará a periodiciodicidade em que estes devem ser repetidos para fins de controle e acompanhamento. 

Caso sua função exija, a espirometria ocupacional será mapeada para você no PCMSO da sua empresa de atuação e você a repetirá sempre que precisar renovar o seu Atestado de Saúde Ocupacional – ASO. 

Como funciona a espirometria ocupacional? 

O exame de espirometria ocupacional é realizado com o auxílio de um equipamento chamado espirômetro. Este equipamento é dotado de um bocal em que o trabalhador deve soprar com força, esvaziando o ar de seus pulmões. 

O espirômetro, por sua vez, retornará com uma série de indicadores e gráficos que serão analisados e interpretados pelo médico responsável, através dos quais ele emitirá, juntamente com as informações obtidas durante a anamnese ocupacional, o ASO do trabalhador. 

Qual a importância da espirometria ocupacional? 

A espirometria, assim como qualquer outro exame ocupacional, é indispensável para a manutenção da saúde do trabalhador.

Através dos exames o médico poderá rastrear qualquer anomalia ou indício de doença ocupacional ainda em fase inicial, o que é fundamental para o tratamento.

Em termos de saúde e segurança do trabalho, prevenção e monitoramento são essenciais para o alcance de bons resultados. 

Realize sua espirometria na clínica mais completa da região! Clínica Médica Ocupacional da PROLIFE

Autora: Léticia Mattos / Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho.

Saiba mais:

Audiometria ocupacional: O que é e como é realizado os exames?

Clínica Médica Ocupacional em Jardim Canadá

Quais exames ocupacionais fazem parte do PCMSO?

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.