Quer ter acesso aos 150 temas de DDS que preparamos para você?
Antes veja como funciona o DDS, quais os benefícios e um passo a passo de aplicar ele na sua empresa.
O que é DDS?
O DDS também conhecido como Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta utilizada pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para gerar prevenção dentro do ambiente de trabalho de uma forma bem simples.
Como funciona o DDS?
le se dá por meio de um bate-papo conduzido por alguém responsável pela segurança do trabalho, membro da CIPA ou qualquer outra pessoa que tenha a capacidade de falar sobre o tema exposto, como supervisores, gerentes e especialistas das áreas abordadas, com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los.
O DDS não demanda muito tempo, até mesmo para não ficar maçante e repetitivo. De 5 a 15 minutos diariamente, antes do expediente começar, são suficientes para um bom resultado.
Mas não é somente esse assunto que pode ser abordado. Temas relacionados à saúde, ao meio ambiente, ao emocional e às boas práticas também devem estar no roteiro desses bate-papos.
Quais os benefícios de aplicar o DDS
O DDS pode servir como um reforço de instruções que já foram passadas em treinamentos ou palestras, como por exemplo, cuidados com EPI, cuidados com a saúde mental.
Além dessa função conscientizar, o DDS é uma forma de reunir e integrar a equipe, ajudando na troca de informações que podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais.
O DDS é um ótimo meio de se adquirir a confiança dos colaboradores, pois assim eles podem ver que são valorizados. E quando aplicado corretamente, pode se tornar um ótimo diferencial para uma empresa, é bem melhor trabalhar em uma empresa preocupada com a saúde dos trabalhadores.
Como aplicar O DDS em sua empresa?
Passo 1: Comunique os colaboradores sobre o que é e como é feito o DDS. Fale sobre o local e o horário em que será realizado, deixando-os cientes de tudo pois, assim, sentirão que a empresa está atenta e se importa com a sua integridade.
Passo 2: Estabeleça um objetivo para cada momento e o que você espera com essa conversa. Mantenha o foco durante todo o bate-papo para que todos os conhecimentos sejam assimilados pelos participamntes.
Passo 3: Leve algumas histórias do que pode acontecer se o funcionário não cumprir as normas de EPI’s, por exemplo. É comum as pessoas se sensibilizarem mais e se conscientizarem sabendo de algo que já ocorreu em determinadas situações.
Neste momento você pode abrir para que os colaboradores deem os seus relatos de forma sucinta sobre o tema exposto.
Passo 4: De nada vai adiantar o diálogo se os colaboradores não entenderem o que foi tratado, portanto, não use palavras técnicas demais. Prefira uma linguagem leve e simples, pois prende mais a atenção dos participantes e o conteúdo é assimilado com mais facilidade.
Passo 5: Para que não fique maçante, realize o seu DDS entre 5 a 15 minutos.
Preparamos um e-book com todo cuidado com 150 temas de DDS.
Clique aqui para baixar os 150 temas de DDS!
Saiba mais
DDS Segurança do Trabalho – 200 Temas para DDS – Download grátis
O melhor tema de DDS de todos os tempos
DDS: saiba o que é, seus benefícios e como aplicar na sua empresa