Entre em contato

Mercado SST : quanto dinheiro circula ao ano

Mercado SST: você já parou para pensar sobre o quanto uma empresa necessita de investimentos em Saúde e Segurança do Trabalho? E o quanto esse mercado tem crescido a cada ano?

Afinal, é muito importante saber o quanto de dinheiro circula nesse mercado e perceber o seu potencial.

Quanto você julga ser? Vamos calcular agora? Acompanhe o raciocínio!

Passos: cálculo de “aquecimento” mercado de SST

Para baixar os documentos citados, clique neste link: Prolife NR. Ou para que você não esqueça onde procurar, digite no google: BAIXAR NR E CLIQUE NO PRIMEIRO LINK.

1º – Vamos fazer algumas observações para fazer este cálculo! Restrições da Nova NR 1: Microempreendedor Individual ( MEI), à Microempresa – ME e à Empresa de Pequeno Porte – EPP, de graus de riscos 1 e 2, que declarem as informações de forma digitais e que não possuam riscos químicos, físicos e biológicos são dispensados da elaboração do PPRA. Portanto, esses setores não entrarão no cálculo.

Assim, você pode baixar a NR 4, para poder separar os setores e o seus graus de riscos. Pois, se quer saber quantas empresas e quantos empregados existem em cada setor.

Mas, o centro da questão é saber: quantas empresas e empregados existem nos setores de graus de riscos 3 e 4 ? Pois, são os que investem no mercado SST.

EPI’s

O foi usado a divisão do CNAE para separar os graus de riscos e obter uma tabela do CNAE o os graus de riscos.

2º – Depois, no site do IBGE viu quantas empresas existem em cada um dos setores. Já lá no site da SIDRA do IBGE, soube quantos empregados tem nas empresas de graus 3 e 4.

Dessa forma, na tabela, excluiu as empresas com menos de 30 funcionários, removendo assim as empresas das restrições da Nova NR 1 – MEI, ME, EPP e que não participam do mercado SST.

Após realizar a média de cada faixa dos empregados, pois o site da SIDRA faz uma estimativa, chega ao número de 47.346 empresas e com 7.280.654 empregados trabalhando em empresas com mais de 30 empregados e graus de riscos 3 e 4.

Uma parte quase impossível do mercado SST

3º – Quanto cada empresa gasta com Saúde e Segurança do Trabalho?

Logo, precisaria de um tratamento de dados muito apurado, tratamento probabilístico do tipo Curva Normal de GAUSS, mas demandaria mais tempo para dedicar a essa questão. Então, o Rodrigo fez-se uma estimativa com base em sua experiência.

No caso das empresas considerou custos com: PPRA, PCMSO, LTCAT e etc. Já para os empregados: exames, treinamentos, EPI’s e etc.

Mas, considerou o efetivo total, e deveria ter considerado apenas um terço, visto que nem todos os empregados precisam de usar todos os EPI’s ou fazer treinamentos.

Então, chegou ao valor de 3 Bilhões ou 0,04% do PIB. É muito! E considerando apenas um terço do efetivo de empregados reduz para 1 Bilhão ou 0,01% do PIB. Essa é a estimativa de quanto dinheiro circula no mercado SST a cada ano.

A visão para o mercado SST

Entretanto, independente do valor que circula no mercado SST, quem presta serviço de alta qualidade com custo baixo vai sempre ter espaço nesse mercado. E isso é possível!

Considere uma análise com o pessoal da PROSSIGO que sugere, através de inteligencia artificial, os riscos que podem existir no ambiente de trabalho, EPI’s, exames, treinamentos e etc, para realizar um serviço de alta qualidade e de baixo custo.

Autora: Jennifer Fonseca / Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho

Saiba mais

Treinamentos de SST EAD: 5 benefícios que vão te encantar!

Treinamento Online: literalmente pensado desde a máquina de escrever!

Prolife

Prolife

Todos os serviços prestados pela Pro Life são essenciais para sua empresa e os seus funcionários. Saiba um pouco mais sobre cada um deles, entre em contato conosco.

Vídeo em Destaque

Receba conteúdos grátis

× Como posso te ajudar?