Significado de LTCAT, o que você sabe a respeito?

O significado de LTCAT é Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

O que é LTCAT

O LTCAT é elaborado com o objetivo de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho, sendo eles: físicos, químicos, biológicos.

Com o fim de informar se há direito a aposentadoria Especial,  demonstrando as concentrações e intensidades de agentes de riscos existentes nos ambientes de trabalho.

 

significado de LTCAT

Condições Ambientais de Trabalho

Quem pode elaborar o LTCAT?

O LTCAT deve ser elaborado por profissional habilitado.

De acordo com o  § 1º do art. 58 da Lei 8213/91 o LTCAT deve ser expedido pelo médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitados. Acesse aqui e tire suas dúvidas.

E se eu não tiver o LTCAT na empresa posso sofrer multa?

O decreto nº 3.048, de 06 de maio de 199 – art. 283, Capitulo III estabelece uma multa para empresas que não realizam o LTCAT que vária segundo a gravidade da infração, podendo ser entre R$ 991,03 a R$ 99.102,12.

Esses valores estão atualizados conforme a Portaria MPS nº 727 de 30 de maio de 2003. Saiba como evitar esta situação!

Saiba mais

Elaboração de LTCAT

Medições ambientais para LTCAT

Os melhores vídeos sobre LTCAT, PPRA e PCMSO

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.