Entre em contato

Lei n° 13722: conhecida como Lei Lucas que visa salvar vidas nas escolas!

Lei n° 13722: É também conhecida como a Lei Lucas, ou seja, uma ação que salva vidas.

Provavelmente você já se rendeu aos encantos de alguma criança. Arrisco-me a dizer que é impossível não se deixar embalar ao som de uma gostosa gargalhada infantil e se divertir com isso.

Portanto, esses pequenos podem nos colocar em grandes apuros. E não é por menos que o ideal é estar preparado para as mais inusitadas situações, quando se tem uma criança por perto.

Confira no vídeo abaixo mais informações a respeito da Lei n° 13722

Por assim ser, quero lhe falar sobre a lei de n° 13722 que pode nos disciplinar a uma ação que salva.

 Lei n° 13722
Lei n° 13722: manobra de desengasgo

Lei n° 13722: você se lembra do Lucas?

Mas em primeiro lugar quero lhe recordar do caso Lucas, um garoto de apenas 10 anos de idade , cadeirante, que ao participar de uma excursão escolar acabou morrendo ( em 2018).

Devido a um engasgo ocorrido durante um lanche. Lamentavelmente a falta de preparo e conhecimento por parte dos presentes, no que diz respeito a técnicas de primeiros socorros foram decisivas para esse trágico acidente .

A inspiração da lei n° 13722

Visto que a sabedoria aplicada é uma ação que salva. Lamentavelmente o caso Lucas não foi o único. Mas inspirou a criação de uma lei, que se levada a serio pode fazer com que seja o ultimo.

Inclusive o ex-presidente Michel Temer sancionou a lei de n° 13722 em virtude do ocorrido com o Lucas, que passou a vigorar em março de 2019 e pode nos disciplinar na adoção de uma ação que salva, como anteriormente já dito.

Sua escola não está preparada?

Se você ou a instituição que você trabalha não possui habilidade em técnicas de primeiros socorros, possui crianças a seu cuidados e quer estar em dias no que tange a legislação em virtude da Lei n° 13722 e não sabe como, clique aqui a ProLife pode e vai lhe ajudar.

Lei nº 13.722
Lei nº 13.722: escola certificada nesta Lei que salva vidas!

O que prevê a lei n° 13722 ?

Essa lei prevê a obrigatoriedade de instituições de ensino como, berçários, creches e primário, possuírem profissionais treinados e capacitados em aplicar técnicas de primeiros socorros.

O que são os primeiros socorros?

Os primeiros socorros são a prestação e a assistência médica imediata a qualquer criança que se encontre em condição de risco mediante a uma ocorrência de incidente até à chegada de ajuda profissional.

Toda criança (e até mesmo adultos) estão sujeitas a ocorrências que podem lhes gerar ferimentos, lesões e outras situações, que se não lhes forem prestados devidamente os primeiros socorros isso poderá resultar em fatalidades.

Qual é ação que salva de acordo com esta Lei ?

Uma das ocorrências mais comum é o engasgo, que em muitos casos pode ser fatal.

Por esse motivo vou citar agora discas que podem evitar que isso ocorra com uma criança a seus cuidados.

  • Cortar bem os alimentos a serem ingeridos( para criança menores) ;
  • Orientar a criança fazer as refeições sentadas e de boca fechada;
  • Orientar as crianças a se alimentarem com calma e mastigarem bem;
  • Banir do cardápio alimentos que propiciem o engasgo ( ex: amendoim);
  • Evite alimentos redondos e duros como por exemplo: uva, pipoca, cenoura crua e nozes.

A manobra heimlich

Mediante a um engasgo o correto é adotar a técnica de desengasgo mais conhecida como manobra de heimlich conforme a foto abaixo:

 Lei n° 13722
Lei n° 13722: manobra de heimlich

Vamos nos preparar?

Não é novidade para ninguém que o futuro da humanidade passa pela educação.

Sendo assim é importante reconhecer que a segurança do trabalho vai além das empresas. Ela deve ser aplicada dentro das escolas também.

Infelizmente foi necessário um acidente para que esta lei passasse a vigorar, mas de nada vai adiantar se ela não for aplicada como se deve. E é justamente aí o x da questão.

Mas não precisa se preocupar, pois a Prolife quer somar junto com você! Saiba mais sobre este treinamento e ganhe um certificado de escola condizente com a Lei que salva vidas. Então saiba como, clique aqui!

Autor: Chalison Marques/Técnico em Segurança do Trabalho

Saiba mais

Prolife especialista em treinamentos de Segurança e Saúde

Os melhores vídeos de SST da atualidade

Prolife

Prolife

Todos os serviços prestados pela Pro Life são essenciais para sua empresa e os seus funcionários. Saiba um pouco mais sobre cada um deles, entre em contato conosco.

Vídeo em Destaque

Receba conteúdos grátis

× Como posso te ajudar?