Quais são os exames admissionais e como são feitos?

Os Exames admissionais é uma avaliação médica que deve ser feita antes do funcionário começar a trabalhar em uma empresa.

O exame médico admissional é obrigatório pelo artigo 168 da CLT e é feito para comprovar que o novo colaborador está apto para exercer sua função.

Está precisando de exames ocupacionais? Conheça a Clínica da Prolife

O que são exames admissionais? 

exames admissionais é exigido por lei para os funcionários contratados no regime CLT e deve ser feito antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa.

A finalidade do exame é para avaliar a saúde física e mental do novo colaborador a fim de verificar se ele está apto para exercer sua nova função. 

Cada profissão pode exigir diferentes tipos de exames de acordo com as necessidades diárias demandadas por cada ocupação.

Por exemplo, para um profissional que irá trabalhar com Construção Civil é importante que ele não tenha alterações cardíacas ou sofra de tonturas para evitar acidentes durante o trabalho, logo, exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, entre outros, podem ser necessários.

Esses exames são mapeados de acordo com a função existente do PCMSO da empresa.

Quais são os exames admissionais?

De modo geral, o exame clínico admissional é um processo objetivo e simples, que visa fazer uma análise básica em relação à saúde do paciente, porém assertiva. Caso necessário, exames complementares podem ser solicitados. 

Os exames obrigatórios são: 

1. Anamnese médica

Diferentemente do exame físico, no qual somente aspectos fisiológicos são avaliados, a anamnese médica consiste em uma entrevista que o médico faz com o paciente visando entender seu histórico de saúde física e mental. 

Por meio de perguntas, o médico busca entender o histórico de saúde familiar do paciente, outras queixas relacionadas e se havia algum tipo de risco nos trabalhos realizados anteriormente, como exposição a agentes químicos ou elevados níveis de ruídos.  

2. Avaliação Física e Psicológica

O exame clínico completo é realizado depois da anamnese. Nesse momento, busca-se entender se há ocorrências de doenças ocupacionais e são feitas medições tanto físicas quanto psicológicas, como pressão arterial e batimentos cardíacos. 

3. Exames complementares

Caso a atividade necessite uma avaliação específica, são pedidos exames complementares de acordo com a função exercida, como audiometria para profissionais de telemarketing e acuidade visual para motoristas. 

Dessa forma, é possível analisar a saúde geral do paciente, sem deixar de tratar das especificações exigidas por cada profissão. 

Está precisando de exames ocupacionais? Conheça a Clínica da Prolife

Quais são os exames ASO obrigatórios?

Os exames ASO, ou seja, os exames realizados por um médico do trabalho que fornece um atestado de saúde ocupacional declarando se o paciente está apto ou não para exercer determinada função estão presentes em diferentes momentos dos funcionários de uma organização. 

A realização de exames para comprovar que um colaborador pode realizar a sua função vai além do momento que antecede a sua entrada na nova empresa, ou seja, além do exame admissional existem outros exames que são necessários ao longo da permanência em uma corporação. São eles:

1. Exames periódicos 

Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do colaborador e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde. De acordo com as regras da CLT, esses exames devem ser realizados a cada 2 anos, para funcionários entre 18 e 45 anos, e anualmente para jovem aprendiz ou para os que estão acima de 45 anos.  

2. Exame de mudança de função

No exame de mudança de função a aptidão do funcionário é avaliada novamente, pois a nova função pode apresentar riscos que antigo cargo não possuía.  

3. Exame de retorno ao trabalho 

No exame de retorno ao trabalho o empregado é avaliado novamente depois de um período de afastamento, independentemente do motivo, para que possa retomar suas antigas funções. 

4. Exame demissional

exame demissional é de extrema importância, pois garante os direitos do funcionário, ao mesmo tempo que protege a empresa de processos e assegura que ela esteja dentro da lei.

Além disso, esse procedimento deve ser realizado antes da data de demissão. 

O objetivo desse exame é garantir que não houve prejuízos à saúde do trabalhador decorrente do serviço prestado à empresa, além de comprovar sua aptidão para voltar ao mercado de trabalho.

Está precisando de exames ocupacionais? Conheça a Clínica da Prolife

Saiba mais:

Clínica Médica Ocupacional em Jardim Canadá

Quais os exames ocupacionais o funcionário precisa fazer?

Como agendar exames ocupacionais na PROLIFE?

Exames ocupacionais

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.