Descubra o que é o PPRPS e qual é a sua importância

Você sabe o que é PPRPS e qual a sua importância?

O que é PPRPS?

PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares) é regulamentado pela NR12 e promove a segurança dos colaboradores no manuseio de máquinas e equipamentos semelhantes à prensas.

Acidentes com máquinas e equipamentos são mais comuns do que imaginamos, atingindo os trabalhadores e assim resultando em grandes prejuízos para as empresas e para o país, como evitá-los?

Quais os equipamentos apresentam maior índice de acidentes?

Grande parte das máquinas e equipamentos, como as prensas presentes na indústria, o movimento de prensagem dessas máquinas se dá através de um pistão, que funcionará como uma espécie de martelo gigante, que facilmente esmagaria ou mutilaria a mão ou dedo do trabalhador.

Além das prensas ainda existem os equipamentos, sendo eles:

  • guilhotinas,
  • cisalhadoras,
  • dobradeiras,
  • laminadoras,
  • recalcadoras.

Entre outras que também são responsáveis pela fabricação de diversos objetos presentes em nosso dia a dia.

Seja na conformação ou no corte, então se tratando de Brasil, já podemos imaginar que a incidência de acidentes nestes equipamentos é altíssima, acidentes que sempre resultam em lesões graves.

Contudo segundo um dado do INSS somente no primeiro semestre de 2019 foram registrados 22.529, o que representaria, em outras palavras, 5 mãos feridas a cada uma hora.

Além disso, acidentes envolvendo as mãos, sendo que desses 34,7% foram cortes e lacerações, 16,4% foram fraturas, 14,5% foram esmagamentos, ocorrendo 115 amputações.

Os EPIs são eficazes para proteger?

Descubra o que é o PPRPS e qual é a sua importância

EPIs muitas vezes não são eficazes pois protegem apenas pequenos acidentes como cortes e escoriações durante o manuseio das matérias primas.

Desta maneira, somente os equipamentos de proteção coletiva instalados na própria máquina serão capazes de evitar esses acidentes, de modo que evite que qualquer parte do trabalhador entre em contato com as áreas de risco da máquina.

Ademais para evitar esse triste quadro é que existe o PPRPS, o programa de prevenção de risco em prensas e similares.

O que consiste no PPRPS?

Descubra o que é o PPRPS e qual é a sua importância

O PPRPS é regulamentado pelo anexo 8 da NR12 e possui requisitos mínimos de segurança a serem seguidos e engloba normas tanto para equipamentos novos, quanto para antigos.

Por ser um planejamento estratégico, ele também deve fazer parte de todas as fases de um projeto, devido todos os equipamentos serem utilizados regularmente.

O que deve ser feito após elaboração do PPRPS?

Após a elaboração do PPRPS com todos os procedimentos devidamente listados, essas informações deverão ser de fácil acesso à todos os colaboradores, assim como a Planta Baixa com o esquema de todos os equipamentos presentes na empresa, devendo conter informações sobre:

  • Tipo de prensa ou equipamento similar;
  • Modelo do equipamento;
  • Fabricante
  • Ano de fabricação
  • e a Capacidade.

Entretanto, é indispensável que todos os trabalhadores estejam devidamente treinados para manusear estes equipamentos.

Por falar nisso, você já conhece a plataforma eSocial Brasil?

Além da mais completa ferramenta de gestão colaborativa entre consultorias de todo o país, também temos treinamentos de segurança online de diversas categorias, incluindo o treinamento em NR12, proteção em máquinas e equipamentos.

Afinal manter as áreas de risco fora do alcance de qualquer parte do corpo do trabalhador é o caminho mais fácil para evitar o perigo, para isso o disposição de proteção coletiva deve ser de simples fabricação e instalação, eficiente, econômico e facilmente removível o que facilitará a manutenção das máquinas.

Autor: Guilherme Lage / Graduando em engenharia de saúde e segurança.

Saiba mais:

Treinamento online: Entenda os benefícios para sua empresa

NR 12 – Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos

Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: Entenda tudo sobre a NR-12

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.