Entre em contato

MARÇO LILÁS: SAÚDE FEMININA E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Março Lilás é uma campanha que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero. Esta é uma doença que pode ser prevenida e tratada se for detectada precocemente, mas que ainda causa muitas mortes no Brasil e em todo o mundo.

O câncer do colo do útero é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível. Ele afeta principalmente mulheres entre 25 e 64 anos, e é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Formas de prevenção

A vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenir a doença. Está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sendo destinada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A eficácia da vacina chega a prevenir até 70% dos cânceres de colo de útero e 90% das verrugas genitais.

Outra orientação é o uso do preservativo em todas as relações sexuais favorecendo a diminuição do risco de contágio do vírus. As consultas médicas, bem como a realização do exame preventivo de modo período é fundamental para o diagnóstico de qualquer alteração na saúde.

Diagnóstico rápido e adesão ao tratamento salvam vidas!

O exame preventivo é simples e rápido, e consiste na coleta de células do colo do útero para análise em laboratório. Ele deve ser feito a cada três anos, ou com a

frequência recomendada pelo médico, para detectar precocemente alterações nas células do colo do útero que possam indicar a presença de câncer.

Infelizmente, muitas mulheres ainda têm receio de fazer o exame preventivo, seja por falta de informação, medo ou tabu. Por isso, é importante que haja campanhas como o Março Lilás, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção 

Rodrigo

Rodrigo

Vídeo em Destaque

Receba conteúdos grátis

× Como posso te ajudar?