Estamos muito felizes de poder disponibilizar esse checklist porque ele ficou muito especial.
Baixar check list NR35
E antes que você pense em pular a leitura desse artigo vou logo avisando que 5 minutos utilizados aqui podem agilizar bastante o uso do checklist. Então, deixa de ser preguiçoso e leia até o final. Nos dê orgulho, porque a parte mais difícil já fizemos, não é mesmo?
Veja também: NR-35-Trabalho em Altura
Categorização dos itens
A primeira coisa de especial que tem nesse checklist é a categorização dos itens. E, que raios é isso?
Olha que sacada: Nós dividimos os 118 itens da NR em 5 categorias, que lhe ajudarão a estabelecer prioridades; com isso você vai perceber que alguns itens merecem atenção anual enquanto outros precisam de conferências em períodos menores.
Vamos conhecer os 5 itens:
- ORIENTAÇÕES: Classificamos 36 itens como orientações; são os itens que não lhe geram esforço prático, estes itens não lhe obrigam a criar evidências. Apesar de serem importantes estão na norma para dar luz a outros itens ou para que você tome ciência de algum critério. Vamos ver dois exemplos:
Veja também: Quem pode ministrar o treinamento de NR 35 – Trabalho em Altura
- AJUSTE DE DOCUMENTOS: Esses itens lhe obriga a elaborar documentos que se tornaram evidências a partir do momento que forem utilizados, mas não necessariamente estão entrando no mérito da utilização desses. Caso você já tenha os modelos criados você pode ter uma rotina de longo prazo para atualizar esses documentos.
- DETALHE DOCUMENTO: esses itens vão lhe explicar o que os documentos (que você criou ou está criando) devem conter, aquilo que é essencial e se não estiver na estrutura do seu documento pode gerar uma lacuna e até mesmo invalidar sua evidência. Vamos ver um exemplo:
- RECURSOS: A ideia aqui é gastar o dinheiro do patrão… Esses itens definem o que tem que ser adquirido. Veja o exemplo:
- EVIDÊNCIAS: A nata-da-nata. Aquilo que deve estar registrado e evidenciado, trata dos documentos que comprovam que sua empresa está em dia com a norma. Ainda, os itens classificados como evidências explicam como devem ser arquivados os documentos.
Orientações
Outra coisa que ficou bem legal nesse checklist são as orientações que lhe permitem compreender de forma mais simples a exigência da norma, incluímos diversas orientações. Veja esse exemplo:
Controle
Criamos, ainda, um mecanismo de controle que lhe permite gerenciar quais itens já foram cumpridos e quais ainda faltam. Assim você tem uma visão rápida do andamento da coisa como um todo.
Conclusão
Pessoal, hoje é esse o presente que trouxemos para vocês com muito carinho. Então para terminar, eu vou pedir que compartilhem esse e-mail (se foi por e-mail que você teve acesso a nosso conteúdo), se for numa rede social, compartilhe, curta e aperte todos os botões que estiverem perto desse post (rsrsrsr).
Obrigado!
PS: Tenho uma super dica, existe no mercado um aplicativo próprio para check-list na área de segurança do trabalho, não deixe de conhecer o OnSafety, clique aqui.