Entre em contato

Uso de EPI – 13 dicas que irão salvar a gestão de EPI na sua empresa.

 

O uso de EPI é muito importante, mas, somente o uso não garante a eficácia, é preciso mais! É preciso que o trabalhador saiba como usar, é preciso que o EPI (Equipamento de Proteção Individual) seja de qualidade, que esteja dentro do prazo de vida útil, etc. É importante também que os líderes dêem o exemplo, para depois pensarem emepi hoje cobrar dos funcionários!

No artigo de hoje estamos deixando dicas sobre EPI, é um ajuntamento de várias dicas que irão mudar sua visão sobre o uso de EPI de forma de forma geral.

 

– NUNCA troque um modelo de luva sem antes testar com alguns trabalhadores, de preferência escolha os mais cuidadosos para realizarem o teste.  Nunca sabemos ao certo quando um novo tipo de luva pode, apesar do que é prometido, causar problemas como alergias, ser escorregadia, causar bolhas, etc;

 

– Aproveitando o gancho: evite AO MÁXIMO ficar trocando os tipos de luvas. Além das questões de uso, você vai perder muito tempo dando explicações sobre o porquê de fulano estar usando uma luva vermelha, luva essa que não foi entregue para beltrano.

 

Acreditem, se os trabalhadores do mesmo setor veem seus colegas usando luvas diferentes vão exigir de você que entregue iguais (mesmo você explicando que aquela era uma luva de teste ou que o fornecedor entregou esta por engano);

 

– Evite ao máximo reaproveitar EPI. Uma coisa é mandar lavar um sapato usado por um colaborador que ficou dois dias e foi embora. Outra coisa é reaproveitar protetores auriculares e coisa do tipo;

 

– Adquirir o EPI diretamente da fábrica sempre acaba sendo mais barato. Luvas, quando compradas em grande quantidade sempre são mais baratas que comprando de revendedores. Mas tenha MUITO CUIDADO ao fazer isso. Fabricantes costumam demorar muito e não tem tanta proximidade com os compradores. Ao contrário de um revendedor “da casa” um fabricante dificilmente irá especialmente para sua cidade ou fará alguma coisa para te entregar antes do prazo.

 

– Conheça as empresas da sua região e as lojinhas que vendem EPI. Isso se aplica bem em cidades do interior. Já pensou se em uma semana acabam os óculos e a próxima encomenda só chega na semana que vem e começaram cinco novatos? Nestes casos, apelar para as lojinhas e empresas da região pode ajudar a resolver o problema.

 

-Não tenha medo de fazer parcerias com empresas da região, ainda mais se são de ramos diferentes (exemplo: uma empresa de alimentos e uma metalúrgica). E aquelas lojinhas normalmente tem preços bem acima do que os vendedores tem, mas o que é melhor: pagar alguns reais a mais em meia dúzia de óculos ou deixar eles trabalhando sem EPI?

 

– Entregue o EPI não apenas pela necessidade do PPRA, mas também pelo conforto. Imaginem que a empresa tem um motorista. O PPRA não diz que ele deve usar protetor solar ou óculos escuro e o antigo técnico não dava os mesmos. Analise a função do colaborador e se possível, entregue ao mesmo. Você estará gastando pouco e ainda por cima ganhará um aliado na empresa, pois ele sabe como é dirigir a tarde toda no sol sem nada ou tendo que comprar protetor na farmácia com o próprio dinheiro;

 

– Administrativo também deve usar EPI. Já ouvi falar de casos de empresas onde os EPI são obrigatórios na produção, mas quando alguém do administrativo entra, está de chinelinho, sem óculos e brincos. EPI é para todos, assim como regras. Deixar os trabalhadores dos setores  administrativos entrarem na produção sem seguir as regras por ser “só um minutinho” poderá tanto causar um acidente quanto tirar seu respeito.

Os trabalhadores poderão comentar “por que nós somos obrigados a usar aqui se fulana do escritório entra aqui como quer?”. Regras são para todos!

 

– Cuidado com as fichas! Elas devem ser sempre mantidas sem rasuras. Existem situações que podem lhe tirar o valor:

 

1 – Cores de caneta diferentes (use apenas uma cor para elas. Exemplo: azul);

2 – Liquid-paper (corretivo, errorex);

3 – Nomes de EPI errados (“luva de borracha” ou “máscara usada”);

4 – Usar rascunhos como ficha de EPI, etc. DICA;

 

Coloque na primeira folha da ficha os dados da pessoa (nome, setor, matrícula, turno, função, etc) e um termo contendo TODA a legislação possível. Existem vários modelos na internet, mas quanto mais dados a favor da empresa, melhor. Não caia nessa de poupar espaço na ficha para render mais papel.

 

Ficha de EPI é um documento baratíssimo que pode salvar a empresa até mesmo em ações na Justiça. Não hesitem em usá-la;

 

– Treine periodicamente os trabalhadores. Pelo menos uma vez ao ano. Muitas empresas disponibilizam alguns minutos por semana para os líderes passarem recados para os funcionários. Converse com a gerência e estabeleça que cada reunião seja em um dia a fim de que todos os setores recebam alguma orientação do SESMT. Passe orientações de uso, guarda, conservação e troca e SEMPRE registre em ata/treinamento;

– Tenha protetores descartáveis à disposição. Sabe aqueles protetores tipo espuma? Muitos não gostam deles. Seu tempo de vida útil é mínimo, são ruins de usar e não são confortáveis. Mas, por serem baratos, acabam sendo úteis para certas ocasiões. Por exemplo: visitas de clientes, pessoas que querem conhecer a fábrica antes de trabalhar e, principalmente, pessoas que esquecem o protetor em casa ou perderam e não tem tempo de trocar.

 

Não deixe a pessoa trabalhar um dia sem protetor auditivo por ter esquecido em casa ou porque ainda não é hora da troca. Deixe com o líder do setor algumas unidades destes protetores para o trabalhador usar enquanto não trouxer o seu ou não for à hora da troca;

 

– Se você for o responsável pela troca do EPI, certifique-se de deixar alguém à disposição para trocar em casos de emergência.

 

O Técnico de Segurança do Trabalho não estará na empresa 24 horas por dia! Por isso, ensine alguém a trocar pelo menos o básico de EPI para casos de emergência, pois não é legal deixar alguém trabalhar sem luva porque o Técnico teve que sair;

 

Autor: Davi Vogel Zimmer 

Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/uso-de-epi-13-dicas-que-irao-salvar-a-gestao-de-epi-na-sua-empresa/

 

Ana Paula Vaz – Unidade Itabira/MG.

 



Veja também


 

Prolife

Prolife

Todos os serviços prestados pela Pro Life são essenciais para sua empresa e os seus funcionários. Saiba um pouco mais sobre cada um deles, entre em contato conosco.

Vídeo em Destaque

Receba conteúdos grátis

× Como posso te ajudar?