Dimensionar os extintores de uma empresa é apenas parte de um processo. É importante saber quem pode dimensionar os extintores da empresa, e como fazer. Veremos em detalhes como proceder nessa situação artigo.
Não sabe quais extintores e quantos sua empresa precisa ter?
Não caia na tentação de dimensionar por conta própria! O dimensionamento de extintores é coisa séria e somente um profissional qualificado e habilitado pode fazer.
.
Para dimensionar e saber onde ficarão os extintores da sua empresa, o correto é:
– Procurar saber se na empresa tem Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio. Se tiver, lá terá a quantidade de extintores, bem como, localização e tipo de extintores a serem instalados.
.
– Se não tiverem o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, devem contratar um Engenheiro para elaborá-lo e depois submetê-lo a aprovação do Corpo de Bombeiros. E a partir disso, providenciar os extintores apontados no projeto. •.
.
E SE EU COLOCAR OS EXTINTORES POR CONTRA PRÓPRIA?
.
Acidentes com extintores podem acontecer e mau uso também, vamos a dois exemplos?
.
CASO 1.
– Um pequeno incêndio começa em um computador na empresa. E ao lado da sala existe um extintor com carga de água. O funcionário que trabalha na sala, pega o extintor e usa no combate ao fogo. Ele além de não conseguir apagar o incêndio sofre uma descarga elétrica e morre.
Te pergunto, de quem será a culpa? Pode ter certeza, quem instalou o extintor também será culpado, juntamente ou não com o empregador.
Responsabilidade do empregador perante o acidente de trabalho.
.
CASO 2.
– O empregador manda e você compra e instala os extintores na empresa. Faz isso confiando na palavra do empregador.
Chega à vistoria do Bombeiro para liberação do AVCB (Auto de Vitoria do Corpo de Bombeiros). O Bombeiro percebe que os extintores foram colocados de forma errada. E diz que se a empresa quiser retirar o AVCB terá que adequar ao que as normas que Corpo de Bombeiros exige.
A empresa percebe que além de ter jogado dinheiro fora com a compra e instalação de extintores inadequados, ainda terá que contratar um profissional habilitado e qualificado para elaborar o projeto e depois submeter a aprovação. Conforme mostramos acima.
Quem será rotulado de incompetente, o empregador que deu a ordem para instalação irregular?
Já deve ouvido aquele ditado que diz, ”a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco“, não é? Pode crer, a única imagem de profissional que será arranhada será a de quem cumpriu a ordem dele (empregador)!
.
Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/dimensionamento-de-extintores-importante-saber/
Colaboração: Lucas Horta – Unidade Belo Horizonte.