Deixe-me contar uma passagem interessante que aconteceu comigo que pode ilustrar bem esse assunto de como contribuir de alguma forma para a melhoria da sua empresa.
Pouco tempo depois de eu ter sido contratado como diretor de finanças e administração de um conglomerado multinacional tive a oportunidade de participar de uma reunião onde se discutia o crescimento de negócios de uma empresa integrante do grupo que enfrentava alguma dificuldades em conquistar novos clientes. No meio da discussão o executivo responsável por aquele negócio citou o nome de uma empresa que representaria um grande passo no volume de negócios porém o contato com o seu diretor industrial estava difícil. Eu, que ouvia a conversa, que não estava diretamente ligada à minha área de atuação, interferi, ” vocês estão falando da empresa tal, e eu conheço toda a cúpula dela e tenho ótimo relacionamento com esse diretor difícil de contatar”. Um espanto para todos ali no momento. “Ah” disseram, “que ótimo! você poderia tentar agendar uma reunião com eles?” E assim foi, agendei a reunião, fomos muito bem recebidos pelo diretor e pelo presidente da empresa e foi dado um grande passo para uma parceria entre as nossas empresas.
Bom, o que eu quero dizer com essa passagem é que você também pode ajudar a sua empresa mesmo em um determinado assunto não esteja diretamente relacionado à sua área de atuação. Afinal você é parte importante dentro da empresa, independente do cargo que você ocupa.
O primeiro passo para isso é, você deve estar atento sobre o que ocorre à sua volta, sobre o que ouve, o que conversa. Sempre há algo que você pode fazer.
Segundo passo, sabendo em que você pode ajudar, faça uma avaliação de contatos que você pode ter. Pode ser um contato direto, alguém que possa ajudar a encaminhar o assunto para você. Pode ser até mesmo que você não conheça alguém dentro da empresa mas você pode conhecer alguém que conheça alguém dentro da empresa alvo.
Terceiro passo, não se omita, fale com os colegas que estão envolvidos no assunto e diga que você tem intenção de colaborar de alguma forma e tem contatos interessantes.
Quarto passo, após ter a concordância de seus colegas não perca tempo, fale com as pessoas que podem ajudar a dar um pontapé inicial nas conversas.
Bom, no final, nem preciso dizer que você terá ganhado muitos pontos com a sua empresa se puder colaborar de fato no encaminhamento de algum assunto que estava truncado por falta de contatos. Ainda que você seja um profissional iniciante tenha certeza que a sua empresa ficará eternamente grata pela sua contribuição e seu crescimento profissional dentro dela empresa poderá ser mais rápido.
Portanto, fique atento!
Autor: Nelson Fukuyam
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br