Ao sair de casa, nós como profissionais que temos responsabilidades, nos tornamos porta voz de quem espera nossa volta. Para que isso aconteça é preciso muita responsabilidade no que se faz em toda execução de atividade. É preciso deixar os problemas e as preocupações fora da empresa e se importar somente com aquilo que nos trará de volta ao aconchego da familia.
Executar a atividade com cuidado, respeitando os limites, as normas de segurança e usando os equipamentos de proteção individual, como:
1. Luva – protegendo suas mãos para acariciar o rosto da pessoa amada
2. Óculos de Segurança – Protegendo o bem mais valioso para enxergar as bençãos da VIDA
3. Calçados de Segurança – Saberemos que voltaremos com os pés no Chão.
Trabalhando com atenção e sabedoria sabemos que iremos poder beijar o rosto dos filhos e das pessoas que amamos!!!
Fazendo e cumprindo as determinações sabemos que a volta pra casa vai ser tão boa quanto a vinda para o trabalho.
Para que tudo isso aconteça, é fundamental o uso do EPI, sigla para Equipamento de Proteção Individual.
Hoje no mercado existem inúmeros equipamentos destinados a proteção do trabalhador, cada um com sua função, mas temos que nos atentar a algumas informações necessárias para o uso do mesmo, bem como o Certificado de aprovação e utilidade na atividade. Será que o equipamento que estou utilizado é realmente o certo para essa atividade? Será que está me dando a devida proteção?
É importante que o colaborador participe das definições de escolha e claro de sugestões para empresa fornecer o EPI. O EPI deve ser adequado a sua atividade e lhe proteger adequadamente, para isso, trabalhe em conjunto com os responsáveis do setor de segurança e observe o que de melhor pode ser feito pela sua segurança.
Trabalhando assim teremos a certeza que a segurança será de melhor qualidade e a produção nunca será interrompida por um acidente. O importante da vida é ser bem mais daquilo que podemos ser, é sonhar, é correr atrás dos objetivos e ser e ter o que queremos, é avaliar a situações e entrar nelas de forma segura.
Antes de começar sua atividade avalie sua condição física e psicológica, avalie o seu BEM ESTAR, sua condição de trabalho e veja o que de melhor poderá fazer. Saber se instalar no seu ambiente, analisar seus riscos, comunicar aos colegas que sua atividade é de risco e tomar os devidos cuidados ao se aproximar é importantíssimo para evitar futuras surpresas desagradáveis.
Mantenha o seu local de trabalho sempre organizado, limpo, livre de obstáculos, faça dele seu melhor ambiente, isso lhe fará um funcionário de destaque e com certeza muitos irão seguir seu exemplo, com isso o reconhecimento irá aparecer e com certeza aquele tão esperado sonho poderá se realizar. Tenham todos um bom dia de trabalho.
Colaboração: Elizabela Paranhos/ Unidade Itabirito
Fonte do artigo: DSS ON LINE
Veja também
- Uso de EPI – 13 dicas que irão salvar a gestão de EPI na sua empresa.
- Principais equipamentos de proteção individual (EPI) usados na construção civil.
- NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI
- Sua família pede: use EPI sempre!
- [EPI] Desculpas para não usar?👷