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Segurança no escritório

Aparentemente não há com que se preocupar  com segurança no interior de um escritório.

O escritório é um local seguro sem riscos?

Os escritórios hoje são donos de 70% , dos casos de registros de doenças profissionais e ou ocupacionais como LER e DORT. Existem registros de doenças profissionais desde 1716 quando Romazzini  o pai da medicina do trabalho, descreve  como “a doenças dos escribas e dos notários” caracterizados  pela fadiga, dor e declínio acentuado do desempenho profissional.

No Brasil a denominação LER foi firmado a partir da portaria 4062 do INSS em 06/08/1987 reconhecendo-a como doença do trabalho daí então surge publicações e debates sobre a associação entre tenossonovite e o trabalho de digitação.  Este modo de doença viria a se destacar como um problema epidemiológico tendo como marco a “doenças dos digitadores” que nada mais é que o uso abusivo dos músculos e tendões por rápidos movimentos repetitivos.

Durante muito tempo a segurança do trabalho foi vista como um tema que se relacionava apenas ao uso de capacetes, botas, cintos de segurança e uma série de outros equipamentos de proteção individual contra acidentes. A relação homem-máquina que já trouxe enormes benefícios à humanidade também trouxe um grande número de vitimas seja elas os portadores de doenças profissionais incapacitantes e ou aquelas que cuja capacidade física foi atingida.

Os computadores tem uma característica ímpar: nunca na história da  humanidade  uma  mesma  máquina esteve presente na vida profissional de um número  tão grande  e  diversificado  de  trabalhadores.

RISCOS ERGONÔMICOS

A ergonomia é uma ciência que estuda a adequação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Em relação ao uso dos computadores quais os riscos ergonômicos mais evidentes?

– Exigência de postura inadequada;

– Utilização de mobiliário inadequado;

– Imposição de ritmo excessivo;

– Jornada de trabalho prolongada;

-Trabalho em turno e noturno e Monotonia e repetitividade.

Além destes riscos as condições de avaliação do ambiente de trabalho faz parte da ergonomia também:

– Nível de iluminação;

– Temperatura;

– Ruído;

– Reflexos e Stress físico e ou psíquico.

A exposição do trabalhador ao risco gera o acidente. Cujas consequências nesse caso tem efeito mediato. Ou seja, ele se apresenta de maneira acumulativa como se a cada exposição ao risco, um pequeno acidente  imperceptível  estivesse ocorrendo e as consequências  deste  tipo   de acidente são:

– Doenças profissionais ou ocupacionais

– Dores de cabeça e irritação nos olhos também são sintomas relacionados ao uso do computador decorrentes da fadiga visual.

É importante observar a interface do programa  que é utilizado    evitando  ou    amenizando   o   estado  de stress, cansaço, irritação, e ou fadiga do usuário.

Portanto o que é fundamental que um usuário de micro computador saiba?

Fazer com que o usuário saiba que há procedimentos básicos para evitar acidentes no trabalho mesmo quando este         trabalho             concentra-se          na         relação homem-máquina, aparentemente isento de riscos que é o caso dos trabalhadores que se concentram no interior de um escritório.

Regras básicas para usuários de computadores:

– O monitor deve estar com sua parte superior ao nível dos olhos;

– A distância do monitor e o operador devem ser equivalentes a extensão do braço;

– Ajustar o monitor de maneira a evitar os reflexos da iluminação;

– Os pés devem estar apoiados no chão ou em um suporte;

– Os pulsos devem estar relaxados porém sem estarem flexionados;

– Se há entrada de dados deve-se usar suporte para os documentos e

– O usuário deve fazer pausas regulares para descanso.

A ADOÇÃO DESSES PROCEDIMENTOS IRÁ CONTRIBUIR PARA UM TRABALHO MAIS SEGURO

ESCORREGÕES, TROPEÇÕES E QUEDAS

Todos os anos quase meio milhão de pessoas se machucam quando escorregam, tropeçam ou caem no trabalho.

PARA EVITAR ESCORREGÕES:

– Limpe e enxugue imediatamente qualquer respingo;

– Isole as áreas molhadas até que estejam totalmente secas.

PARA EVITAR TROPEÇÕES:

– Mantenha os acessos e áreas de trabalho limpas e livres de caixas bolsas e outros objetos que possam provocar acidentes.

– Verifique se os tapetes estão soltos e corrija os pisos irregulares.

 – Elimine extensões e cabos que estão soltos pelo chão.

PARA PREVENIR QUEDAS:

– Nunca improvise escadas com caixas, prateleiras ou cadeiras.

– Use sempre um tamborete ou escada para  alcançar  qualquer  coisa que não esteja ao seu alcance.

– Verifique se a escada ou tamborete está em perfeitas condições  antes de usa-los.

CUIDADOS E AÇÕES:

– Feche as gavetas  e extensões de mesas quando não estiver em uso.

– Não se posicione com cabelos soltos e roupas largas próximo  às máquinas.

– Tenha cuidado com cortadores de papel e outras ferramentas   afiadas.

COMPORTAMENTO AGRESSIVO:

– Esteja atento a mudanças de comportamento  dos  companheiros de trabalho, isso pode significar problemas  sérios

– Depressão, acessos de raiva e ameaças devem ser levados a sérios e relatados imediatamente.

– Nunca enfrente alguém  que  esteja  com  raiva  ou  agindo de maneira ameaçadora.

– Mantenha-se calmo e  fale   suavemente   e tranquilamente, enquanto sai da área.

– Confie em seus instintos. Se uma situação lhe deixa apreensivo vá até uma área segura e relate imediatamente suas impressões.

– Quando surgir disputas ou  problemas,  direcione  sua  atenção à situação gerada e não à pessoa.

INCÊNDIO:

– Previna-se e proteja-se contra incêndio.

– Mantenha colas, produtos de limpeza e polimento, removedores, solventes e outros produtos inflamáveis longe  de chamas e faíscas e não fume quando usá-los.

– Nunca jogue fósforos recém-usados e pontas de cigarro no lixo do escritório.

– Mantenha papéis e outros produtos  longe  de  aquecedores,fornos e outras fontes de calor.

COMO PROTEGER-SE EM CASO DE INCÊNDIO:

– Mantenha as saídas de emergência desbloqueadas (procure conhecer com antecedência as mesmas).

– Ao primeiro sinal de incêndio ligue para o corpo de bombeiro ative, o sistema de alarme, use a saída mais próxima e segura.

– Se for um pequeno foco de incêndio use um extintor, se você estiver treinado para isso.

– Se o incêndio for de grande proporção, abandone a  área  imediatamente pela saída de emergência  mais próxima.

– Dirija-se para um ponto de encontro pré-determinado para que seu superior saiba que você esta bem.

RISCO COM MATERIAIS ELÉTRICOS:

– Fique atento a fios desencapados, soltos ou partidos e tomadas ou plugs danificados, comunique sempre que encontrá-los.

– Se o equipamento ou fiação esquentar, avise sobre o problema imediatamente para que seja verificado.

– Mantenha líquidos longe dos equipamentos elétricos.

 -Verifique um equipamento antes de instala-lo.

 -Desligue cafeteiras, lâmpadas, aquecedores portáteis e  outros  equipamentos quando não estiverem em uso.

 -Desconecte aparelhos elétricos puxando a tomada e não o fio.

 -Não sobrecarregue as tomadas.

PRODUTOS QUÍMICOS:

-Leia os rótulos antes de usar qualquer material químico ou  perigoso  para  que  você possa proteger-se e saber como armazenar e dispor adequadamente

-Para informações mais detalhadas, verifique as orientações de segurança no uso desses  produtos,  procure  usar  luvas,  máscaras e todo equipamento que se faça necessário   para se proteger.

– Nunca  misture  cloro  com  amônia.  O gás liberado é prejudicial ao seus pulmões

PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL:

-Você deve estar preparado para agir quando alguma coisa der errada: emergências com produtos químicos, incêndios ou catástrofes naturais, como enchentes.

-Saiba o que fazer se alguém sofrer algum mal súbito.

-Procure saber onde estão guardados os equipamentos de primeiros socorros.

– Saiba como e onde pedir socorro.

-Tenha todos os telefones de emergência visíveis em todos os telefones da empresa.

-Os perigos de um escritório são iguais aos de uma selva, porém estão todos escondidos e camuflados pela beleza do local. Mas você pode evita-los.

-Organize o seu local de trabalho.

-Tome cuidados para manter-se confortável e seguro, evitando estresse, roubos e violência.

– Controle perigos como incêndio, choques elétricos e acidentes com materiais perigosos.

– Conheça o plano da sua empresa para ajuda-lo a lidar com emergências.

 

Colaboração: Maria de Fátima – Unidade Itabira.

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