Sites de redes sociais – como MySpace, Facebook, Twitter e Windows Live Spaces – são serviços que as pessoas podem usar para se conectar umas com as outras a fim de compartilhar informações, como fotos, vídeos e mensagens pessoais.
À medida que a popularidade desses sites aumenta, o risco de usá-los também aumenta. Hackers, remetentes de spam, criadores de vírus, ladrões de identidade e outros criminosos seguem o fluxo.
Leia estas dicas para se proteger o usar redes sociais.
- Cuidado ao clicar em links recebidos em mensagens de amigos do seu site social. Trate links de mensagens nesses sites como se fossem links em mensagens de e-mail.
- Saiba o que você publicou a seu próprio respeito. Uma das formas mais comuns usadas pelos hackers para invadir contas financeiras ou outras é clicando no link “Esqueceu sua senha?” na página de login da conta. Para entrar na sua conta, eles buscam as respostas para suas perguntas de segurança, como seu aniversário, cidade de origem, turma do colégio ou o nome do meio de sua mãe. Se o site permitir, faça as suas próprias perguntas de senha e não as extraia de nenhum material que possa ser encontrado com uma busca rápida.
- Não acredite que uma mensagem seja realmente de quem ela diz ser. Os hackers podem invadir contas e enviar mensagens que parecem ser de seus amigos, mas não são. Se você suspeitar que uma mensagem é fraudulenta, use um método alternativo para entrar em contato com a pessoa e descobrir. Isso inclui convites para entrar em redes sociais.
- Para evitar que você entregue endereços de e-mail de seus amigos, não permita que serviços de redes sociais examinem o seu catálogo de endereços de e-mail. Ao entrar em uma nova rede social, você pode receber uma oferta para inserir o seu endereço de e-mail e senha para descobrir se seus contatos estão na rede. O site pode usar essas informações para enviar mensagens para todos os contatos da sua lista, ou mesmo para qualquer pessoa que você já tenha enviado uma mensagem com aquele endereço de e-mail. Sites de redes sociais devem explicar que vão fazer isso, mas alguns não explicam.
- Digite o endereço de seu site de rede social diretamente no seu navegador ou use seus marcadores pessoais. Ao clicar em um link para seu site a partir de um e-mail ou outro site, você está sujeito a digitar o seu nome e senha em um site falso onde suas informações pessoais poderão ser roubadas. Para mais dicas sobre como evitar golpes de phishing, veja Golpes por e-mail e pela Internet: como se proteger .
- Seja seletivo para aceitar amigos em redes sociais. Ladrões de identidade podem criar perfis falsos, a fim de obter informações suas.
- Escolha sua rede social com cuidado. Avalie o site que você pretende usar e entenda claramente a política de privacidade. Descubra se o site monitora o conteúdo postado pelos usuários. Você fornecerá informações pessoais para esse site, por isso use os mesmos critérios que usaria para selecionar um site onde você inseriria o seu cartão de crédito.
- Tenha sempre em mente que tudo o que você colocar na rede social será permanente. Mesmo que você exclua sua conta, qualquer pessoa na Internet pode facilmente imprimir fotos ou textos ou guardar imagens e vídeos em um computador.
- Tenha cuidado ao instalar aplicativos adicionais no seu site. Muitos sites de redes sociais permitem o download de aplicativos de terceiros que dão mais recursos à sua página pessoal. Os criminosos às vezes usam esses aplicativos para roubar suas informações pessoais. Para baixar e usar aplicativos de terceiros com segurança, adote as mesmas precauções de segurança usadas com qualquer outro programa ou arquivo baixado da Web:
- Pense duas vezes antes de usar sua rede social no trabalho.
- Converse com seus filhos sobre redes sociais. Se você tem filhos que usam sites de redes sociais, veja Como ajudar seus filhos a usar sites sociais com maior segurança .
fonte: http://www.microsoft.com