Treinamento RAC Itabira

Treinamento RAC Itabira é na ProLife

Outro dia me perguntaram o que era treinamento RAC Itabira,  tive de explicar que:

  • Itabira é uma cidade, onde a VALE nasceu.
  • RAC é um termo comum que se refere a uma instrução da VALE para segurança do trabalho
  • RAC é a sigla para Requisitos de Atividades Criticas

Bem, a ProLife está a mais de 10 anos no mercado, é especializada no assuntos sobre RAC e também a única empresa da cidade que ministra treinamento para a Própria VALE.

Por isso tudo se confunde, mas fica entendido, agora.

treinamentos de RAC

Requisitos de Atividades Críticas

Quer saber o que é e para que serve o treinamento RAC Clique aqui.

Treinamento de RAC em Itabira é na ProLife, fornecedora oficial da VALE.

EndereçoR. Guarda-Mor Custódio, 136 – Centro, Itabira – MG, 35900-003

 

Treinamento RAC Itabira

Tendo entendido cada parte da expressão “Treinamento RAC Itabira”, temos o privilégio de já ter sido considerada a empresa que mais ministrou treinamentos de RAC para empreiteiras VALE no Brasil.

Quais RACs existem

RAC 1 TRABALHO EM ALTURA

Aplica-se às tarefas de acesso e execução de atividades que geram possibilidade de queda por diferença de nível igual ou superior a 1,8 m. Caso exista legislação especifica a menor das diferenças de nível deve prevalecer. (Veja sobre NR 35)

RAC 2 VEÍCULOS AUTOMOTORES

Aplica-se a todos os veículos com capacidade de até 5 passageiros, veículos de carga, minivans, vans, microônibus, ônibus e automóveis com capacidade de até 12 passageiros para as áreas de prospecção mineral, sejam eles próprios, arrendados (leasing) ou alugados pela Vale, bem como aos veículos de prestadores de serviço habituais e permanentes e aos veículos das cooperativas de táxis contratadas a serviço da Vale.

RAC 3 EQUIPAMENTOS MÓVEIS

Aplica-se a todos os equipamentos móveis, tais como: escavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira/pneus,motoniveladoras, moto escreiper, retroescavadeiras, caminhões fora de estrada e outros caminhões, sejam eles próprios, arrendados (leasing) ou alugados pela Vale, bem como aos equipamentos móveis de prestadores de serviço habituais e permanentes.

RAC 4 BLOQUEIO E SINALIZAÇÃO

Aplica-se ao bloqueio de fontes de energias (tais como: elétrica, mecânica, hidráulica, pneumática, química e térmica) durante a construção, montagem, comissionamento, operação, manutenção, retorno de serviço, emergência, modificação de equipamentos e descomissionamento.

RAC 5 MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

Aplica-se a todas as atividades de guindar, transportar e movimentar cargas com uso de equipamentos tais como: guindaste, equipamentos de guindar em poços de mineração subterrânea, meio de transporte e extração em subsolo acionado por guincho, guindaste veicular articulado, elevador de carga, grua, ponte rolante, talha elétrica, empilhadeira e recuperadora de minério, monovia, pórtico, empilhadeira, manipulador de pneus fora de estrada (tire-handler). É também aplicável aos acessórios de guindar.

RAC 6 ESPAÇO CONFINADO

Aplica-se a todas as atividades que envolvam acesso e realização de trabalhos em espaços caracterizados como confinados. (Veja sobre NR-33)

RAC 7 PROTEÇÃO DE MÁQUINAS

Aplica-se a todas as máquinas, equipamentos e sistemas operacionais que possuam partes móveis ou provoquem lançamento ou queda de material/fragmento.

RAC 8 ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES

Aplica-se a todas as atividades que envolvam projeto, construção, inspeção, manutenção e recuperação de taludes de cortes, taludes de aterros, pilhas de quaisquer materiais, incorporando as obras de contenção em desníveis de terra criados ou existentes.

RAC 9 EXPLOSIVOS E DETONAÇÃO

Aplica-se a todas as atividades de manuseio, fabricação, transporte, armazenagem, carregamento dos furos e detonação de explosivos.

RAC 10 TRABALHO COM ELETRICIDADE

Aplica-se às atividades em instalações elétricas e serviços com eletricidade nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, comissionamento, operação, manutenção, retorno de serviço, emergência, modificação de equipamentos e descomissionamento. (Veja sobre NR-10)

 

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.