Teste de Acuidade Visual: O que é e como fazer?

O teste de acuidade visual é muito importante de ser realizado no ambiente de trabalho. O termo “acuidade” está ligado ao grau de sensibilidade de um sentido e a capacidade de percepção.

Quanto a oftalmologia, refere-se à nitidez com que uma pessoa consegue enxergar.

Assim, o teste de acuidade visual é usado para analisar o quanto alguém consegue distinguir o contorno, as cores e a forma das coisas, bem como se a visão espacial dessa pessoa é boa.

Quando realizar um teste de acuidade visual?

O teste é muito solicitado pelos oftalmologistas em avaliações iniciais, em crianças (para detecção precoce de alterações), em pessoas com doenças oculares, pré e pós cirúrgicos oculares, dentre outros.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a aplicação desse teste na medicina ocupacional, pois nesse âmbito o mesmo também é utilizado com muita frequência, além de ser utilizado pelo DETRAN para obtenção da CNH, na maioria das vezes é requisito obrigatório para mobilização em empresas com determinado grau de risco de motoristas profissionais.

Esse exame identifica se sua visão espacial está boa o suficiente para que você enxergue o contorno e a forma dos objetos.

Como é feito o exame de acuidade visual?

Existem dois testes que conseguem medir a acuidade visual de uma pessoa. O mais popularmente conhecido deles é aquele que utiliza como base do exame a Tabela de Snellen.

Fácil de encontrar em diversas clínicas oftalmológicas, a tabela é formada por diversas linhas preenchidas por letras, que vão reduzindo de tamanho gradualmente. 

O teste a partir da tabela pode ser realizado por um oftalmologista, um optometrista, um técnico em óptica ou por um enfermeiro. 

Há também a opção do teste que utiliza equipamentos mais modernos.

O nome dele é Potencial de Acuidade Macular (PAM) e, por utilizar um equipamento robusto, ele é indicado por ser mais preciso e conseguir identificar: doenças oculares, traumas e acidentes recentes nos olhos e a presença de catarata.

Precisa realizar um exame de acuidade visual? Conheça a nossa Clínica Médica Ocupacional

Autora: Débora Silva / Analista administrativo – Setor de mobilização da PROLIFE

Saiba mais:

Clínica Médica Ocupacional em Jardim Canadá

Quais os exames ocupacionais o funcionário precisa fazer?

Quais exames ocupacionais fazem parte do PCMSO?

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.