Celular no trânsito: 3 motivos pelos quais essa estratégia não funciona

Celular no trânsito é uma das maiores causas de acidentes no trânsito.

Veja esse vídeo que mostra o quanto a atenção fica reduzida.

Celular no Trânsito

1 º O que fala o DETRAN?

Segundo o Detran, o risco de acidente com celular no trânsito é aumentado em 400%.

Nesse vídeo, vemos que andando, o risco de acidente é grande pela distração causada pelo uso do celular enquanto se caminha.

Mas, quando é utilizado durante a condução do veículo as consequências podem ser fatais: Direção Preventiva!

O DETRAN oferece cursos de Educação no Trânsito EAD, que você pode conferir aqui.

2º O prejuízo é para todos

Além de colocarmos nossa própria vida em risco, também colocamos a vida de passageiros do carro que se dirige, outros veículos e os passageiros desses, pedestres.

Sem contar o estrago financeiro que causa no carro, ou nos carros, ou ainda nos estabelecimentos ou casas.

Tipos de uso do Celular no Trânsito

Em ligações, seja no fone de ouvido, ou no viva voz, perde-se a noção auditiva do trânsito e tem o desvio de atenção na condução do veículo.

Já no uso de redes sociais, digitação, “a coisa piora”, é uma das maiores causas de acidente, pois, o desvio de atenção é completa. Tanto visual, quanto auditiva.

Infração GRAVÍSSIMA

Dessa forma, o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o uso de celular na condução de veículos. Sendo Infração Gravíssima com multa de R$293,47 e redução de 7 pontos na Carteira de Habilitação.

Tecnologia para celular no trânsito

Assim há desenvolvimento de tecnologia de integração do celular ao painel eletrônico do veículo, por comando de voz, apenas para ligações, excluindo a interação com redes sociais durante a condução de veículo. Tudo isso para que a atenção não fique dividida e se reduza os altos índices de acidentes.

Portanto, é necessário promover SST no trânsito com Direção Defensiva para que não coloque a vida de ninguém em perigo. Afinal NADA SE COMPARA À VIDA.

Autora: Jennifer Fonseca/Engenheira de Saúde e Segurança

Saiba mais

Trânsito: dicas simples para uma condução segura!

Acidentes fatais com caminhoneiros: Entender para não acontecer!

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.