Uma Questão De Comunicação 10/06/2016

Nunca nos comunicamos como atualmente, com a facilidade que as novas tecnologias nos apresentam, como rápido acesso a internet, e-mail, videoconferências, celulares cada vez mais modernos, a comunicação se torna vital, mas a questão é: estamos nos comunicamos melhor?
Toda comunicação surge de uma necessidade de interação, seja no ambiente profissional, seja no pessoal. No trabalho essa interação interpessoal se torna ainda mais essencial. Seu desempenho depende de sua habilidade de lidar com as pessoas.
Nossas palavras são sinais verbais que geram alguma reação. Escolher os termos e os estilos são cruciais para uma comunicação eficaz. Sempre que você se comunica as pessoas criam impressões que vão condicionar a forma como elas reagem.
Não há como controlar o modo como alguém capta nossas mensagens, mas podemos determinar a forma como as transmitimos. Nas empresas as falhas na comunicação podem tomar proporções inenarráveis, boatos que se espalham, problemas de relacionamento e vários outros problemas.
Dicas estratégicas:
  • Estabeleça uma ligação com as pessoas; inspire confiança, até que ponto você demonstra estra seguro? Nós normalmente confiamos em quem demonstra segurança.
    Escolha as palavras com cuidado; fale diretamente, com clareza, direto sem ser grosseiro. Não de voltas como se estivesse fugindo do assunto.
  • Se comunique com cortesia; assim geramos sentimentos positivos. Use e abuse das palavrinhas mágicas como: por favor, obrigada, com licença, fale sorrindo e com sinceridade.
  • Converse olhando nos olhos;
  • Sente-se se a outra pessoa estiver sentada, curvar-se sobre ela pode intimidar;
  • Conquiste respeito através da credibilidade, não faça promessas que não poderá cumprir;
  • Seja direto; se for questionado sobre algo que não sabe, admita sua limitação e aponte alguém que possa esclarecer as dúvidas.

O grande objetivo da comunicação é criar e desenvolver conexão com as pessoas, muitos problemas serão evitados se trabalharmos essa habilidade de interagir com o outro.

 

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.