NR-33-Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

A NR-33 caracteriza que espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída.

Outra característica é que a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes.

Ela visa ainda garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

NR-33

Espaço Confinado

Responsabilidades da empresa de acordo com a NR-33

Responsabilidades dos trabalhadores

A gestão de segurança e saúde deve ser planejada, programada, implementada e avaliada.

Tudo isso incluindo medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas e medidas pessoais e capacitação para trabalho em espaços confinados.

Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função de acordo com as NR’s 07 e 31.

Atribuições do Supervisor de Entrada conforme a NR-33

Atribuições do Vigia de acordo com a NR-33

Atribuições dos trabalhadores autorizados

Capacitação para trabalhos em espaços confinados de acordo com a NR-33

É vedada a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.

Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

A capacitação inicial dos trabalhadores e Vigias deve ter carga horária mínima de 16 horas e ser realizada dentro do horário de trabalho.

Todos os Supervisores devem receber capacitação específica, com carga horária mínima de 40 horas para a capacitação inicial.

Os instrutores designados pelo responsável técnico, devem possuir comprovada proficiência no assunto.

Saiba mais

Área classificada

Os melhores vídeos de segurança de todos os tempos