NR-22-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração-CIPAMIN

A empresa de mineração ou Permissionário de Lavra Garimpeira que admita trabalhadores como empregados deve organizar e manter em regular funcionamento a CIPAMIN.

A CIPAMIN, nada mais é do que a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, na mineração.

O objetivo da CIPAMIN é a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a saúde do trabalhador.

A CIPAMIN será composta de representante do empregador e dos empregados e seus respectivos suplentes, de acordo Quadro III da NR-22.

Os representantes dos empregados na CIPAMIN serão por estes eleitos seguindo os procedimentos estabelecidos na Norma Regulamentadora n.º 5 – CIPA.

CIPAMIN

CIPAMIN

Atribuições da CIPAMIN:

Treinamento para os membros da CIPAMIN

Todos os membros da CIPAMIN, efetivos e suplentes, deverão receber treinamento de prevenção de acidentes e doenças profissionais.

O treinamento para os membros dessa comissão poderá ser ministrado pelo SESMT, entidades ou por profissionais que possuam conhecimentos sobre os temas ministrados.

O currículo do curso previsto neste item deverá abranger os riscos de acidentes e doenças profissionais constantes no PGR.

E também medidas adotadas para eliminar e controlar aqueles riscos.

Aém de técnicas para elaboração do Mapa de Riscos e metodologias de análise de acidentes.

A carga horária do curso ser de quarenta horas anuais, das quais vinte horas serão ministradas antes da posse dos membros da comissão.

Veja mais 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA

Vídeos  importantes de segurança do trabalho