NR-11-Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR-11,  a décima primeira Norma Regulamentadora, estabelece requisitos de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Os equipamentos utilizados na movimentação de cargas serão calculados e construídos de maneira que ofereçam  garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

Exemplos de equipamentos de movimentação: ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos,

Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho.

Estes devem portar um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.

Este cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.

NR-11

Movimentação de Cargas

Segurança no local de movimentação de cargas- NR-11

Movimentação manual de mercadorias

Outros treinamentos da NR-11 e suas cargas horárias

Saiba mais

Os melhores vídeos de segurança de todos os tempos

Análise Ergonômica do Trabalho AET conforme NR-17