NR-10-Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

A NR-10 – Norma Regulamentadora nº 10, objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas de prevenção no intuito de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que estejam direta ou indiretamente interagindo em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A aplicação dessa NR considera as etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as fases de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e as atividades realizadas nas suas proximidades.

Várias são as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros pertinentes. Dentre elas, as técnicas de análise de riscos, visando garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Também devem ser previstas e adotadas com prioridade, procedimentos e aplicações de medidas de proteção coletiva objetivando a segurança geral de todos os envolvidos.

Classificação dos trabalhadores para NR-10

A NR-10 classifica os trabalhadores como habilitados, qualificados, capacitados e autorizados. Contendo as seguintes definições:

Para intervirem em instalações elétricas, todos os trabalhadores autorizados, devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes.

A carga horária do curso básico (segurança em instalações e serviços de eletricidade) são de no mínimo 40 horas para trabalhadores que laboram na zona controlada.

NR-10

Eletricidade

Carga horária da NR-10

Além desse treinamento de 40 horas é importante ressaltar, principalmente para os profissionais que executem atividades nas zonas de risco de alta potência, um curso complementar SEP.

O SEP, também, têm carga horária de no mínimo 40 horas. Esse curso complementar tem como pré-requisito que o trabalhador tenha participado e com aproveitamento satisfatório do curso básico ratificado anteriormente.

É de extrema importância que os trabalhadores estejam sempre informados a respeito dos riscos que estão expostos, bem como da maneira correta para evitarem acidentes. O empregador deve ainda, realizar um treinamento de reciclagem bienal sempre que ocorrer as seguintes situações:

Cabe ao SESMT desenvolver conjuntamente com empregador e empregados todo o processo seguro para atividades com eletricidade.

Os processos são: procedimentos de trabalho, ordens de serviço e permissões de trabalho. Tudo isso visando a segurança e a saúde geral de todos os envolvidos.

A empresa deverá criar mecanismos e validar todas as ações de segurança do trabalho para evitar que os acidentes envolvendo eletricidade venham a ocorrer.

Saiba mais

Treinamento de SEP

Ótimos vídeos de Segurança