PPR – Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória é obrigatório para as empresas que mantêm trabalhadores em ambientes com material em suspensão e que podem causar danos às vias aéreas (pulmão, traqueia, fossas nasais, faringe) e que são prejudiciais à saúde.

Material em suspensão podem ser:

  • aerodispersóides,
  • névoas,
  • fumos,
  • neblina,
  • fumaça,
  • vapores,
  • gases.

O empregador deverá adotar um conjunto de medidas, com a finalidade de adequar a utilização dos Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR).

Quando necessário, para complementar as medidas de proteção coletiva implementadas, ou enquanto as mesmas estiverem sendo implantadas.

A finalidade é garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

O que é e para que serve o Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória divulga práticas aceitáveis para usuários de respiradores; fornece informações e orientação sobre o modo apropriado de selecionar, usar e cuidar dos respiradores, além de conter os requisitos para o estabelecimento e melhoria de um Programa de Proteção Respiratória.

As recomendações do PPR abrangem o uso do equipamento de proteção respiratória cuja finalidade é a de dar proteção contra inalação de contaminantes nocivos do ar e contra a deficiência de oxigênio na atmosfera do ambiente de trabalho.

programa de proteção respiratória

O Programa de Proteção Respiratório é obrigatório?

O Programa de Proteção Respiratória, baseia-se em normas de Saúde e Segurança do Trabalho, em especial, do Programa de Proteção Respiratória – PPR na empresa, de acordo com a I.N. (Instrução Normativa) no 01 de 11 de abril de 1994 do MTE.

A exposição a concentrações de aerodispersóides acima dos limites de exposição ocupacional pode causar danos à saúde em geral, tornando-se imprescindível sua redução e controle, que se da através desse do programa de proteção respiratória.

Portanto, todo esforço deve ser realizado para que ambientes e postos de trabalho sejam adequados ao homem.

Manual da Fundacentro sobre o PPR

Quer baixar um super manual da Fundacentro com tudo que você precisa saber sobre o programa de proteção respiratória? Então clique aqui.