Programa de Conservação Auditiva PCA

A Poluição Sonora hoje é tratada como uma contaminação atmosférica. O ruído é um dos “contaminantes” mais comuns, encontrado facilmente em nosso dia a dia em grande parte dos processos industriais e por isso o Programa de Conservação Auditiva é tão importânte.

A exposição a níveis elevados de pressão sonora pode causar perdas auditivas irreversíveis e outros danos à saúde em geral.

O ruído tem reflexos em todo o organismo e não apenas no aparelho auditivo. Ruídos intensos e permanentes podem causar vários distúrbios, alterando significativamente o humor e a capacidade de concentração.

Provocam interferências no metabolismo de todo o organismo com riscos de distúrbios cardiovasculares, podendo inclusive tornar a perda auditiva, quando induzida pelo ruído, irreversível.

O que é e para que serve o Programa de Conservação Auditiva

O PCA é um conjunto de medidas que visam a prevenção ou evolução de perdas auditivas nos trabalhadores que atuam expostos a ruídos ocupacionais.

Essas ações devem estar em perfeita sintonia com outros programas de saúde do trabalhador.

Objetivos do PCA

Ao proteger os trabalhadores do excesso de ruídos, o PCA cumpre os seguintes objetivos:

  • adaptar as empresas às exigências legais;
  • Identificar funcionários com problemas na audição;
  • Promover melhoria na qualidade de vida do trabalhador;
  • Reduzir os custos de insalubridade;
  • Reduzir o índice de reclamações trabalhistas
Programa de Conservação Auditiva

Programa de Conservação Auditiva

Obrigatoriedade do programa

O programa Norma Regulamentadora NR 7, Portaria 09/04/98, do Ministério doTrabalho e Emprego no seu quadro II,  PARÂMETROS PARA MONITORIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A ALGUNS RISCOS À SAÚDE, trata do controle da perda auditiva.

Quem pode elaborar o PCA

Segundo o Anexo 1 do Quadro 2 da NR7: 3.3. O exame audiométrico será executado por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.

Manual do Governo Federal sobre Perda Auditiva

Encontramos um manual super interessante sobre perda auditiva, para baixar clique aqui.