PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (ou PPRA) não é um documento, mas um programa de ação contínua que deve ser revisado e renovado a cada ano.

O objetivo é estabelecer uma metodologia que garanta a preservação da saúde e a integridade das pessoas em relação aos riscos ambientais nos locais de trabalho.

Riscos ambientais: são os agentes físicos, químicos e biológicos.

  • Físicos como ruído, temperatura e vibração.
  • Químicos, como a famosa poeira, ou sílica, vapores e fumaça.
  • Biológicos, como fungos, bactérias e protozoários.

A legislação trabalhista obriga todas as empresas públicas e privadas a elaborarem e implementarem um programa de segurança do trabalho, além de manterem um documento-base de registro das ações que o documento irá apresentar.

As ações do PPRA incluem:

  • levantamento dos riscos;
  • planejamento anual, incluindo o estabelecimento de metas e prioridades;
  • cronogramas de ações;
  • estratégia e metodologia;
  • forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
  • periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do programa.

Obrigatoriedade do programa

O documento foi originalmente vigorado pela Norma Regulamentadora NR 9, Portaria 3214/78 do Ministério
do Trabalho e Emprego

Segundo o item 9.4.1 – [Responsabilidades] do empregador, podemos notar:

  1. estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do programa como atividade permanente da empresa ou instituição.

9.4.2 Dos trabalhadores:

  1. colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;
  2. seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;

III. informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

Qual a importância do PPRA?

Além do PPRA possuir uma obrigatoriedade legal e, como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), buscar melhorar a produtividade e as condições de trabalho do colaborador. a implantação do PPRA também previne futuros ações judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, assim como evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Itens da NR-9

Nossa proposta para o PPRA

A ProLife trabalha o PPRA a partir da elaboração de um documento base por ano, mediante a visita técnica de um profissional de segurança do trabalho e higiene ocupacional nas dependências do cliente.

Nesse documento constará o os riscos a que os colaboradores estão expostos, medidas de segurança propostas e cronograma de atividades.

Elaboramos um planejamento anual com o estabelecimento de metas priorizadas e cronograma, uma forma de registro para organizar a manutenção e divulgação dos dados, gerando, assim, uma periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Aplicamos, também, avaliações quantitativas dos riscos ambientais, trabalhando com estratégia e metodologia de ação em um sistema online, para que o cliente possa ter o acompanhamento periódico do programa na empresa.

Diferencial valioso

Na ProLife as ações do cronograma de nossos clientes vão para um software que envia relatórios mensais para os clientes, que assim não perderem as ações do cronograma.

Ainda, o sistema avisa para nossos técnicos sobre o vencimento e com isso você recebe uma ligação da nossa equipe.  Isso é mais que uma parceria é uma verdadeira aliança.

PPRA