Treinamentos de segurança do trabalho

A legislação vigente contém muitas exigências que devem ser seguidas pelas empresas, entre elas os treinamentos de segurança do trabalho.

No entanto, nem sempre é fácil entender e atender a lei sem o apoio de um especialista, ainda mais se tratando dos treinamentos de segurança do trabalho.

A Pro Life é exatamente esse apoio que sua empresa precisa.

São mais de 100 treinamentos que se adequam ao segmento de atuação (Mineração, Construção Civil, Montagem Mecânica, Elétrico etc) ou aos objetivos da empresa.

Estes podem ser para o cumprimento da legislação ou a melhoria/entendimento dos métodos de trabalho, sempre com foco na segurança.

Os treinamentos de segurança são essenciais e entre seus benefícios podemos destacar:

1. Prevenção de acidentes

Já imaginou qual o transtorno um empregador passa quando acontece um acidente do trabalho?  A desmotivação, a redução dos resultados, a falta de confiança e muito mais é inerente apenas se tratando de equipe.

Se colarmos na conta as perdas materiais iremos constatar ainda, que os treinamentos de segurança do trabalho estão entre os melhores investimentos que uma empresa pode fazer.

Um acidente do trabalho nunca fica barato, poucas pessoas colocam na ponta do lápis, mas a conta dos acidentes do trabalho passa pela:

  • perda material,
  • perda de produtividade,
  • aumento dos impostos, que são aumentados sobre a folha de pagamento, devido a um fator que o governo considera.

Prevenir é a melhor solução e dentre as prevenções os treinamentos são os mais eficientes.

2. Sinergia e os treinamentos de segurança do trabalho

Uma empresa que investe em treinamentos de segurança passa para o empregado o conceito de cuidar do próximo e por reciprocidade os funcionários se tornam mais cautelosos com as coisas da empresa.

Você têm mais cuidado com quem se preocupa com você ou com quem NÃO demonstra respeito pela sua vida e pela integridade?

Se você não investe na segurança de seus empregados passa a imagem que não liga para algo que é básico, que é o potencial dele ser ferido, ter sua saúde comprometida ou até mesmo morrer.

Então, você pode pensar assim: Não! Os empregados não pensam assim mas, eu te digo que pensam sim, por muitos motivos.

Mas, destaco  que todos nós conhecemos empresas que cuidam da saúde de seus empregados e muitos já trabalharam em empresas assim.

Por isso, as pessoas fazem comparações entre o emprego que estão e o que conhecem ou ouviram falar.

3. Investimento que da resultados

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) com 500 médias e grandes empresas, apontou:

  • 48% dos gestores verificaram que investimentos em segurança do trabalho geraram redução nas faltas ao trabalho,
  • 43,6% deles constataram aumento da produtividade no chão de fábrica
  • 34,8% apontaram redução de custos com a saúde dos trabalhadores.

Também, observe que os treinamentos promovem a revisão processos, configurando maneiras adequadas e mais produtivas de trabalhar.

Imagine, por exemplo, uma empresa que investe em segurança, enquanto faz esse investimento ela melhora seu processo de várias formas, observe:

  1. A segurança do trabalho promove a organização:  Mas a organização promove a produção.
  2. A segurança do trabalho promove a segurança em máquinas: Mas, maquinas seguras são maquinas revisadas que promovem a produção.
  3. A segurança do trabalho promove a comunicação eficiente: Mas, a comunicação eficiente promove a produtividade.
  4. A segurança do trabalho promove a disseminação de boas práticas:  Mas, as boas práticas ampliam a forma da empresa produzir
  5. A segurança do trabalho exige o trabalho através dos procedimentos: Mas, quando se cria procedimentos se revisa processos e promove a otimização dos tarefas.

Essa lista poderia ser elaborada com 1000 itens e ainda não seria o suficiente, o que temos de entender é que a segurança e a produtividade andam juntas e não o contrário como muitos pregam.

4. Cumprimento da legislação

Realizar os treinamentos é cumprir com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para a segurança dos colaboradores.

Por isso, se você escolhe não realizar os treinamentos está criando um passivo trabalhista.

Quando você deixa de investir na segurança, você está descumprindo as leis, e você deixa de ter coerência ao  cobrar algo do poder publico.

Também, como você não cumpre a legislação passa a imagem para sua equipe que descumprir a lei é aceito.

Além disso, o governo está criando o e-social, que vai “pegar pesado” com as empresas que não cumprem com a legislação trabalhista, esteja preparado para o e-social e evite multas e medidas administrativas.

5. Conhecimento da empresa

  • Você conhece cada empregado que entra na sua empresa?
  • Todas as vezes que contrata alguém ele recebe a mensagem com os valores de seu negócio?
  • Todos sabem para onde vocês estão indo? Todos conhecem os setores, os processos e a integração entre as áreas?
  • Todas as pessoas da sua empresa têm a chance de apontar melhorias nos processos?
  • As pessoas se sentem integradas?

Quando os treinamentos de segurança do trabalho são implantados as pessoas podem refletir sobre tudo isso e muito, mas muito mais.

Sabemos que a única forma de se resolver problemas, decentemente, é através do dialogo, e o treinamento de segurança é a ferramenta mais poderosas para o desenvolvimento do dialogo dentro de uma empresa.

Uma vez que os treinamentos de segurança do trabalho trazem a tona:

  • Diálogos sobre pormenores da empresa,
  • Promovendo da frequência entre os diálogos,
  • Colocam pessoas com diferentes experiencias num mesmo ambiente,
  • Apontando métodos de trabalho consagrados.

Qual a proposta da PROLIFE para a sua empresa

A ProLife é a maior empresa de segurança do trabalho do Brasil, presente nas mais respeitadas empresas, são mais de 1000 clientes. entre eles muitas multinacionais que têm critérios exigentes para fornecedores.

Empresas MultiNacionais publicação sobre treinamentos de segurança do trabalho

Hoje atendemos em todo Brasil , temos centros de treinamentos em 7 cidades mineiras, mas metade de nossos atendimentos são realizados in-company.

Quer conhecer nossos treinamentos clique aqui.

Deseja receber um orçamento?

Use o formulário abaixo, ou faça um contato através do telefone, e-mail, whatsapp ou facebook. Estamos presente em todos estes canais, e todos estão disponíveis no site. Bem vindo a maior empresa e sua maior parceira.