OS BENEFÍCIOS DA SONECA DURANTE O DIA.

Não é à toa que os italianos e os espanhóis mantêm o hábito de dormir após o almoço. Esse costume, conhecido como “sesta”, pode fazer bem à saúde física e mental. “Tirar uma soneca durante o dia melhora o rendimento no trabalho e nos estudos. Depois de um pequeno cochilo, você retornará às suas atividades com a capacidade cerebral renovada”, explica o neurologista Leandro Teles.

soneca

A maioria das pessoas enfrenta uma rotina agitada e acaba dormindo menos do que o necessário durante a noite. Consequentemente, sentem-se cansadas e sonolentas, principalmente após o almoço. “Nesse período, o funcionamento do cérebro se torna mais lento porque, durante a digestão, parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, causando privação moderada de sangue em outras áreas, incluindo o cérebro e os músculos. É por isso que sentimos muito sono após almoçar. E lutar contra a sonolência não vale a pena: a melhor solução é cochilar por um tempo estipulado e depois retornar ao trabalho com mais disposição”, explica o neurologista.
Esse intervalo oferece várias vantagens, como a melhoria da memória, a redução do estresse e o aumento da criatividade. A última, por exemplo, só aflora com qualidade quando o cérebro está totalmente descansado. “Empresas que necessitam de criatividade deveriam estimular esse intervalo para a reparação da capacidade cerebral”, comenta o médico.

O repouso adequado

“Acredita-se que apenas 30 minutos de soneca sejam suficientes para restaurar a função cerebral. Acima disso, você pode ter o efeito contrário, demorando mais para retomar suas atividades, além de prejudicar o sono noturno, entrando em um círculo vicioso.. “Pode aparecer pouco, mas esse pequeno descanso é capaz de reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no sangue, e, assim, as pessoas trabalham com mais qualidade e satisfação”, explica Leandro.
E lembre-se de que dormir bem à noite é essencial para que o organismo se recupere do cansaço físico e mental.

 

Fonte: https://www.portalvital.com

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.