NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Objetivos: Capacitar os alunos com aspectos sobre legislação, englobando as resoluções, normas, decretos e convenções elaborados com aplicabilidade no transporte, manuseio, armazenagem e atendimento a produtos perigosos.

• Demonstrar e discutir as consequências dos acidentes históricos que ocorreram com produtos químicos na área da indústria e transportes, avaliando os impactos ambientais, sociais, financeiros e psicológicos realizando um estudo de analise e gerenciamento de risco para elaboração de plano de ação de emergência.

• Capacitar aos alunos para reconhecer quais EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser usados pelo pessoal envolvido nas operações de carga, transporte e descarga e atendimento a acidentes com produtos perigosos abordando informações sobre os principais aspectos técnicos e procedimentos que a legislação exige em situações de emergências químicas.

 

A importância da NR-20.

 

A NR – 20 é certamente uma das mais importantes norma regulamentadora já estabelecida, ela trata dos cuidados com os líquidos combustíveis e inflamáveis.  E estes estão presentes no dia a dia da população mundial, quer seja no movimentar de um veículo usando gasolina ou até mesmo na preparação de algum alimento utilizando gás de cozinha.

Outro fator preocupante envolvendo estes produtos é o grande número de acidentes pelo mau uso dos mesmos. Devido a esta situação a NR 20 foi revisada e teve alterações significativas passando a chamar Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Essas mudanças  visam compreender melhor as diretrizes básicas para a gestão desses produtos contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção,  armazenamento, transferência, manuseio e manipulação dos inflamáveis e combustíveis.

Essas alterações trouxeram mais benefícios para os postos de combustíveis, visto que a boa aplicação da NR 20  evita acidentes e garante a saúde e segurança para todos os envolvidos. Para o funcionamento efetivo, o estabelecimento precisa ter documentação de classificação de instalação, dos equipamentos e capacitação dos funcionários.

O colaborador é o ator principal de todo o processo, pois conhece os riscos de sua atividade no posto de combustível, devido a isso, sua capacitação deve ser fundamentada nesta NR com aulas teóricas e práticas. Além dessas considerações de segurança, outro fator que merece destaque é o plano de resposta a emergências envolvendo inflamáveis e combustíveis. Este deve ser bem elaborado e implementado de maneira a ser eficiente caso um evento inesperado aconteça.

A aplicação concreta da NR 20 garante a segurança de todos.

BAIXAR TEXTO COMPLETO DA NR20

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.