Música e trabalho – Os efeitos da música no ambiente de trabalho. 21-08-15

Há muitos casos em que a música pode beneficiar as pessoas dentro do local de trabalho, alguns desses benefícios são:
• melhorar a produtividade nos trabalhos repetitivos, mundanos ou pouco exigentes.
• melhorar o desempenho em empregos fisicamente exigentes.
• levantar a moral dos funcionários.
• melhorar a saúde física dos funcionários (reduzindo potencialmente o absentismo).
• melhorar a disposição dos funcionários ao cooperar uns com os outros e a serem úteis.

Business man listening to music at work

A música pode servir para muitos propósitos diferentes, as vezes o propósito opera para o nível do individuo, e outras opera como parte integrante da nossa vida social. Para o indivíduo, a música pode oferecer uma saída para a expressão emocional, permitir a mudança de humor, facilitar o relaxamento, fornecer estímulo e ser uma fonte de conforto. Também pode ser usada na terapia. A música pode entreter, proporcionar prazer estético e reforçar o impacto das outras artes.
Muitas pessoas ouvem música enquanto estão dirigindo e valorizam a individualidade o que isso as oferece. Geralmente, a música melhora a concentração, especialmente quando é pouco complexa e tocada em um volume moderado. A música estimulante pode distrair o motorista.A maioria dos estudos indica que a música estimulante leva a um aumento na resposta da maioria das medidas fisiológicas da mesma forma que a música mais calmante (lenta) leva a uma redução da mesma. Embora não seja totalmente claro, as evidências sugerem, em conjunto, que a música influencia a excitação fisiológica na direção esperada; ou seja, a música excitante leva a um aumento da excitação e a musica lenta, o inverso.
Atletas relatam que usam a música para obter melhores rendimentos no treino, porém seus efeitos são indiretos; no caso, a música distrai o indivíduo de qualquer desconforto, proporcionando um foco externo e permitindo um aumento da resistência física.

Fonte: http://www.circuloproducoes.com/

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.