Minutos que salvam vidas – DDS.

DDS  O Diálogo Diário de Segurança é uma ótima ferramenta de conscientização dos funcionários.    Toda empresa inteligente já usa o DDS mesmo que não diariamente.

Antes de continuar, nada melhor do que explicar que DDS, DDSMS e até outros diários de  segurança tem sempre a mesma finalidade, conscientizar!

Hoje temos o prazer de receber um DDS escrito por um colega que apresentaremos no final.

É um DDS que pode ser aplicado em qualquer ramo de atuação e que busca convencer tocando no bem maior do trabalhador, que são as pessoas que ama!

O dever e o desejo de conscientizar os funcionários, bem como todos seus parceiros, é uma constante no cotidiano das empresas.

Em tempos modernos, a qualidade dos serviços prestados, aliada à uma política séria de Segurança, proporciona a todos, um profundo sentimento de profissionalismo e um ótimo ambiente de trabalho.

Partindo do princípio que segurança e trabalho devam caminhar lado a lado para concretizar os objetivos da empresa, quais sejam, preservar a integridade física de seus funcionários e a imagem que esta representa junto ao seu segmento de atuação, foi implantada, dentre outras “ferramentas de qualidade” o DDSMS – Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Elaborado para ser aplicado antes do início de cada jornada de trabalho, esse “bate-papo” informal, propicia a todos, nas diversas frentes de trabalho, um momento de reflexão. Momento este, em que haverá uma concentração geral, para que possamos realizar as tarefas à nós delegadas de maneira segura e com a qualidade almejada por todos.

Felizes somos nós, que podemos participar dessa reunião matinal.

Afinal de contas, não trabalhamos para ninguém, pois temos vínculo empregatício com a empresa, mas na realidade trabalhamos para nós e para nossas famílias. E nada melhor que retornarmos ao seio desta, sem que tenhamos sofrido um acidente de trabalho.

 

Infelizes aqueles, que por falta de orientação tenham sofrido qualquer tipo de acidente, incapacitando-os para o trabalho ou até mesmo abreviando-lhes a vida.

Certamente para alguns, o DDSMS é somente mais uma etapa da jornada do trabalho, mas para nós é, sem dúvida alguma, o momento mais importante do dia, pois são minutos que salvam vidas.

 

AUTOR

Marco Antônio Gomes Quaresma

Técnico de Segurança do Trabalho – São Paulo.

Fonte:http://segurancadotrabalhonwn.com/minutos-que-salvam-vidasdds/

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.