Grupo Homogêneo de Exposição. Veja o que é.

grupo homogeneoO Grupo Homogêneo de Exposição é o nome por trás da sigla GHE, a diferença é que na área de segurança ás vezes juntamos acrescentamos a palavra “riscos” a esse termo. E assim facilitamos a memorização.

 

Mesmo sem saber, muitas vezes adotamos costumeiramente (e isso é bom) os critérios do GHE na elaboração do PPRA (NR 9).

 

GRUPO HOMOGÊNEO DE EXPOSIÇÃO PARA QUE SERVE

 

O Grupo Homogêneo de Exposição serve para facilitar o mapeamento dos riscos da empresa.

O GHE é usado para mapear os riscos dos ambientes físicos de empresa onde os trabalhadores exercem atividades semelhantes. Serve para mapear no mesmo ambiente, durante o mesmo período os trabalhadores que estão expostos aos mesmos agentes de riscos.

 

É importante destacar que isso não significa concluir que todos eles necessitem sofrer idênticas exposições num mesmo dia.

 

O GHE veio para dar mais autonomia ao “pessoal” da segurança do trabalho, ele permite que o SESMT atue de forma independente do setor de Recursos Humanos da empresa. Antes em muitos casos seria necessário contato para saber qual função o empregado exercia ou exerce.

 

A área de segurança do trabalho (SESMT) não precisa mais estar dependente ou ligada ao RH, ela pode e deve gerenciar as ações de segurança do trabalho de forma independente.

 

A homogeneidade resulta do fato da distribuição da probabilidade de exposição poder ser considerada a mesma para todos os membros do grupo.

 

A prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais pode ser ligada diretamente a cada ambiente de trabalho via GHE.

 

Uma vez tendo os riscos levantados via GHE à gestão de segurança toda deve passar por ele, desde a escolha do tipo de avaliação/monitoramento e periodicidade necessária ao ambiente, até a escolha do EPC e do EPI, adequado, elaboração de PPRA, e até outras medidas de prevenção e correções necessárias.

 

VANTAGENS DO GHE

 

O GHE é mais uma excelente forma de organizar desde o levantamento do risco até o estudo das medidas preventivas e corretivas mais viáveis no mesmo local ou para todos do mesmo GHE, indepentente de local. Todos os expostos ao mesmo risco, evitando-se assim, a redundância e o choque de informações.

 

A escolha dos Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) ocorre durante a fase de estudo e levantamento de dados, quando se processam as etapas de reconhecimento e estabelecimento de metas e prioridades de avaliação. As variáveis que influem nessa escolha são:

 

– Tipo do processo/ operação.

– Atividades/tarefas dos trabalhadores.

– Agentes ambientais, fontes, trajetórias, meios de propagação.

– Intensidade/concentração dos agentes.

– Identificação e número de trabalhadores.

– Experiência dos trabalhadores.

– Agravos à saúde dos trabalhadores.

– Variações de clima e de horários das exposições.

– Frequência das ocorrências.

– Interferência de tarefas vizinhas.

– Dados das prováveis exposições, levantados na fase de antecipação.

– Metas e prioridades de avaliação adequadas à realidade da empresa.

 

ANTES DE I, VEJA ESSE VÍDEO SUPER INTERESSATE

 

 

CONCLUSÃO

 

O GHE (Grupos Homogêneos de Exposição) é uma excelente forma de organizar a gestão de segurança e saúde do trabalho na empresa.

 

É a forma mais prática de mapear os riscos a que estão expostos os trabalhadores do mesmo grupo de exposição. Bem como de determinar as medidas de prevenção a serem adotadas para o mesmo grupo, ou seja, os que estão expostos aos mesmos riscos, independente de ambiente.

 

Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/grupo-homogeneo-de-exposicao-veja-o-que-e/

 

Colaboração: Maria Lima – Unidade Itabirito.

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.