Dicas de economia durante a crise. 03-07-15

Veja algumas dicas que podem ajudar você a fazer economia durante a crise, você será capaz de evitar problemas durante a disparada da cotação do dólar, a instabilidade do mercado de ações e a ausência de medidas concretas para sanar essa crise no Brasil.Por conta da crise econômica em que o país se encontra, o momento é de muita cautela, afinal, qualquer passo em falso pode significar prejuízo e dor de cabeça para você. Portanto veja algumas dicas que podem ajudar você a fazer economia durante a crise, você será capaz de evitar problemas durante a disparada da cotação do dólar, a instabilidade do mercado de ações e a ausência de medidas concretas para sanar essa crise no Brasil.

 porco magro

As dicas abaixo ajudarão você a economizar durante a crise:

1. Programar suas ações;

Antes de gastar com o que quer que seja, é imprescindível programar suas ações, de modo a evitar compras desnecessárias ou gastos que estão acima do que você poderá pagar. Além disso, nada de agir impulsivamente, pois isso irá te custar mais caro do que você imagina.Também é essencial evitar negócios em dólar, em função da alta na cotação dessa moeda. Por isso, faça um planejamento que não inclua viagens dispensáveis que envolveriam gastos usando essa moeda estrangeira. Planejar cada gasto vai ser crucial para que você defina o que realmente é indispensável e o que pode ser adiado. Caso alguma viagem já tenha sido agendada, leve papel moeda ou use cartões pré-pagos, que asseguram o valor e a taxa de câmbio, evitando surpresas desagradáveis na hora de receber a fatura do cartão de crédito.O ideal é ter uma planilha de ganhos e gastos, com uma relação detalhada e bem organizada de todas as suas despesas, sem deixar nada de fora. A partir da relação da sua receita, você pode realizar o melhor diagnóstico da sua situação financeira, para você saber qual é o seu rendimento e quais são as despesas mais urgentes. E não se esqueça de separar um percentual de aproximadamente 20% para imprevistos, lembrando-se ainda dos tributos, seguros e afins.

2. Evitar longos financiamentos;

Comprar carros, imóveis e outros bens que exigem longos financiamentos não é a melhor opção no momento de crise econômica, pois há a expectativa de aumentar a taxa de juros, complicando o pagamento das parcelas futuras.

3. Faça uma lista de compras;

Assim como a primeira dica, fazer uma lista de compras é importante para você não gastar mais do que deve. Essa lista pode ser virtual ou até em um papelzinho. O que importa é que você precisa ter um maior controle do seu dinheiro, a fim de diminuir as compras levadas pelo impulso, que é o inimigo número um de quem tenta economizar numa crise.

4. Pesquisar preços;

Antes de sair gastando por aí, pesquise até não poder mais, de forma a encontrar promoções e descontos mais vantajosos, até mesmo substituindo produtos por itens similares, mas mais baratos. Não tenha preguiça de gastar um tempo batendo pé de loja em loja ou visitando vários sites com preços diversos.

5. Elimine desperdícios;

Cortar despesas é fundamental durante crises, de maneira que os desperdícios sejam eliminados do seu cotidiano. Você pode buscar produtos que duram mais tempo, para que o tempo de aproveitamento dessas aquisições seja maior. E converse com todos os seus funcionários para que eles estejam informados a respeitos das medidas que devem ser tomadas na empresa, com o intuito de aumentar a economia no dia-a-dia.

6. Fuja do cheque especial e do cartão de crédito;

Sempre que possível, evite compras no cartão de crédito e fuja do cheque especial. É muito importante pensar também em longo prazo, depois de ter traçado todas as suas metas, fazendo um monitoramento mensal dos seus gastos.

Ao seguir as dicas acima, você economizará bastante durante a atual crise econômica que tem afetado a vida de praticamente todo brasileiro.

 

Fonte: http://www.industriahoje.com.br/

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.