Cuide da sua audição. 16/05/2014

audicaoVocê já parou para pensar em como o ruído excessivo pode ser prejudicial a sua   saúde?

A Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho estabelece que o nível de  ruído tolerável  são 85 decibéis para um carga horária de 8 horas de trabalho.

Recomenda-se ainda que seja feito depois de um dia de trabalho uma espécie de    repouso auditivo, o que faz muito bem a saúde.

A exposição prolongada a altos níveis de ruído que ultrapassem os limites de tolerância pode provocar a perda gradual da audição além de alguns sintomas como: dores de cabeça frequentes, tonturas, irritabilidade, zumbidos e problemas digestivos (como gastrite) todos causados pela poluição sonora.

O pior de tudo é que a perda auditiva seja em qual nível for é irreversível, por isso, a prevenção é o único remédio.

Os problemas auditivos têm atingido em massa os jovens até mesmo os jovens.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira tem alguma perda auditiva que pode ser causada não somente pela exposição a doses altas de ruído no ambiente de trabalho, mas também por causa do som alto dentro do carro, em casa assistindo a TV, e principalmente no uso de fones de ouvidos quando a pessoa coloca no volume máximo para ouvir a música preferida.

A insalubridade auditiva é muito perigosa. Sim é sim! Muitas pessoas acabam trocando a saúde por um mero adicional de insalubridade.  O que são os 10, 20 ou 40% do salário mínimo da região se comparado a uma audição saudável!

Pare para pensar por alguns segundo nas dificuldades que alguém com problema de audição suporta no dia a dia…

O pior de tudo é que a perda auditiva é silenciosa e gradual, causando prejuízo para a audição a longo.

A dica para manter uma boa audição é evitar a exposição prolongada a ambientes com níveis de ruídos excessivos além do uso moderado e controlado de fones de ouvido.

Lembre-se: sua audição é um sentido importantíssimo e para se manter saudável devemos cuidar dela, caso contrário os danos são irreversíveis.

Os protetores auditivos são um grande parceiro como forma de prevenção. O uso precisa ser constante. Doses altas de ruído mesmo por pouco tempo causam males no sistema auditivo.

Acredito que uma audição saudável é uma conquista do trabalhador e da empresa e todos devem fazer sua parte. Podemos contar com você?

 Autores: Vando Rodrigues e Nestor W. Neto

Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/cuide-da-sua-audicao-dds/

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.