A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. 18-08-15

Amigos amigos negócios a parte!!! Pode até fazer sentindo em alguns momentos da vida, mas trabalhar sem sentir que há alguém do lado que é seu amigo não rola, não é mesmo? Passamos tanto tempo no trabalho que é normal que uma relação de coleguismo venha tornar-se uma boa amizade. Isso é bom!!!Em alguns segmentos isso pode ser sinal de engajamento e bons resultados. A amizade ajuda uma equipe a ficar ainda mais próxima e compreensível.

amizade
Quando falo em amizade refiro-me a fraternidade, transparência, admiração e sobre tudo, apoio e troca de ideias produtivas. Percebo que em alguns momentos não há como ter e o entendimento de uma amizade e na se consegue separar assuntos particulares dos profissionais.
Amizade é liberdade e para isso amigos independem de status. Por isso não importa o nível hierárquico. É bom ter amigos, mas, lembre-se, empresa não é família!
São muitas as vantagens de se ter amigos no trabalho. Uma delas deixa-me mais admirado e impressionado, pois somente os amigos tem a capacidade de auxiliar a lidar com os desafios profissionais do dia a dia. O que para a empresa pode ser aumento de produtividade, para nós, será sempre um apoio para um momento de superação.
Já parou para pensar em como seria seu networking se não tivesse uma boa rede de contatos? Ele simplesmente não existiria. Assim a amizade facilita ainda mais. A amizade deixa o ambiente de trabalho mais leve, ou seja, mais produtivo. Trabalho vira prazer e não uma atividade trabalhosa que se é feita apenas pelo financeiro.
Creio que algumas dicas podem ajudar a amizade no trabalho para que isto não venha a ser uma dor de cabeça:
Separe os papéis: colega é uma coisa e amigo é outra;
Chefe e amigo podem ser amigos, mas nenhum pode se favorecer desta amizade;
Evite isolamentos e panelinhas;
Se for confiado um segredo, guarde-o;
Separe vida pessoal da profissional e por mais difícil que seja evite, contar certos detalhes;
Intimidade não pode atrapalhar na hora do feedback, deve facilitar.
Nada de conversa em excesso e desnecessárias.
Seja imparcial em qualquer decisão;
Evite fofoca;
Desentendimento pessoal deve ser resolvido fora da empresa.
Você pode até ter se decepcionado com algum colega de trabalho que julgou ser amigo, mas jamais deve se privar de criar boas relações na empresa. Sendo você mesmo tudo conspirará ao seu favor!

 

 
Fonte: http://www.saladacorporativa.com.br/

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.