5 campanhas de segurança que viralizaram

Muitos técnicos de segurança, em algum momento, se envolvem direta ou indiretamente em campanhas de prevenção de acidentes.  E, nossa postagem de hoje trás 5 campanhas de segurança que prenderam a atenção dos espectadores e que convencem.

E, claro que poderíamos citar outras varias, mas essa lista é essencial para nos inspirar e entender como instituições consagradas, através de agencias de renome, utilizaram de elementos interessantes para dar destaque a nossa causa maior: zerar as fatalidades.

Abaixo seguem as principais campanhas de segurança que você não pode deixar de assistir:

1. Tribunal Superior do Trabalho

Não deixe que um acidente faça parte da sua rotina de trabalho.

Essa campanha nos faz refletir se estamos tratando o acidente do trabalho como algo rotineiro, se realmente estamos compreendendo a gravidade de um acidente e como ele de nenhuma maneira pode ser encarado como algo do cotidiano, ou como dizem “algo que acontece em todo lugar”.

Super dica, no final desse artigo temos um vídeo com o compilado das campanhas.

2. FIEMG

Normas e Equipamentos de Segurança já existem, mas precisam de todos nós para funcionar.

Nessa campanha a FIEMG percebendo que muitas das pessoas que estão no mercado de trabalho cresceram numa época em que não havia um engajamento sobre as causas do acidente, explora a ideia que já demos sorte demais e que já se faz hora de assumirmos a responsabilidade.

Ainda assim, muitas pessoas acabam fazendo reflexões sobre problemas que ocorreram no passado pela falta de atenção com a questão da segurança pessoal, dando desculpas para nem mesmo usar os EPIs.

 Veja também: Acidentes comuns em altura, você sabe por que eles acontecem?

3. Ministério do trabalho de Portugal

A vida não é um jogo, arriscar custa muito caro.

Nessa campanha veiculada em Portugal, faz um contraste sobre duas pessoas que trabalham em empresas das quais uma valoriza as ações de segurança do trabalho e a outra não. Durante o roteiro somos induzidos a crer que os dois estão na mesma condição, mas o desfecho nos mostra que um deslize foi fatal para um dos dois.

Veja também: Maior acidente industrial de todos os tempos

4. Ministério do trabalho

Você é sua principal ferramenta de trabalho.

Essa campanha da NBR demonstrada com imagens bem compostas como nossa capacidade motora é a fonte de nosso trabalho e destaca a importância que a mesma tem na simplicidade das tarefas do cotidiano.

A campanha faz um convite a estarmos mais atentos com nossos membros. Por isso, empregador e empregado tem o dever de prevenir os acidentes de trabalho e preservar a vida.

 Veja também: Ruído, quais são os efeitos que este risco pode causar no organismo?

5. CEMIG

Não dê tanto trabalho para seu anjo da guarda, preserve a vida.

Nessa campanha super divertida e muito bem desenhada a CEMIG nos faz refletir que muita das vezes fazemos coisas que nos expõem a riscos desnecessários e faz uma referência que nesses momentos estamos “abusando” do nosso anjo da guarda. Coloca ainda a imagem de um anjo exausto quase que entregando os pontos para refletirmos que não deveríamos abusar da sorte.

 

Essas são as campanhas de segurança que separamos.  Caso tenham sentido falta de alguma nos mande uma mensagem e não deixem de se inscrever em nossa newsletter para receber mais postagens de saúde e segurança do trabalho.

Compilado de todas as campanhas de segurança

 

Veja também:

Rodrigo Oliver
Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, daqueles que estão sempre falando de segurança, então a ideia é compartilhar com vocês as coisas que acredito e que têm possibilitado um grande sucesso na nossa empresa. Aqui são dezenas de pessoas trabalhando para encontrar a solução mais incrível na redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.